Quem sou eu

Tereza1A

Minibio: Nasci em São Paulo, entre chuvas e arranha-céus. Adoro brincar com as palavras (literatura), o papel (origami) e o barro (cerâmica). Em 2016 ganhei o 58º Prêmio Jabuti, em segundo lugar na categoria Livro Digital com “Mãos Mágicas”. Em 2013 lancei o livro Mãos mágicas, pela SESI-SP Editora. Em 2007 recebi uma bolsa do Programa de Ação Cultural (ProAC), para escrever o livro Troca de pele, lançado pela editora Hedra em 2009. Tenho outros livros publicados em coautoria, pelas editoras Saraiva-Atual, Scipione e Manole. Colaboro com a revista Ciência Hoje das Crianças e o portal Plataforma do Letramento, com matérias sobre dobraduras. Adoro divulgar a história do origami, por isso ministro oficinas para crianças e também para adultos que ainda guardam uma criança dentro de si. Mantenho o blog Abraços Dobrados, onde brinco com artes e literatura: https://yamashitatereza.wordpress.com/

appstore-2016-12-03-as-06-45-32

Bio:
Tereza Yamashita nasceu em 1965, em São Paulo. É de câncer e, no horóscopo chinês, serpente. Profissionalmente sempre trabalhou com livros, pois este universo lhe proporciona muito prazer. É designer gráfica, formada em artes plásticas pela Universidade Mackenzie: cria capas e projetos gráficos para livros e coleções de todos os tipos. É também escritora infantojuvenil. Mantém o blogue Matéria-Prima Produção Editorial.

Tem contos publicados em diversos jornais e revistas do país, entre eles, as revistas Et Cetera (Curitiba), Mininas (Belo Horizonte), Puçanga (São Paulo), Nova Escola (São Paulo), Toca e Peteca (São Paulo), Revista Crescer (São Paulo), Ciência Hoje das Crianças (Rio de Janeiro) e os jornais Rascunho (Curitiba) e Folhinha de São Paulo (São Paulo).

Tem livros publicados em co-autoria com Luiz Bras, como Bia Olhos Azuis pela editora Alaúde, os Dias incríveis e Nosso gato desbotado, pela Callis Editora (também lançado no México), Pituca e a chuva, pela Editora Paulinas, Tudo muda: todo mundo, o mundo todo (a partir da obra de Aldemir Martins), pela Edições Pinakotheke, a Poção da Vida, pela LGE Editora , Última Guerra, pela Editora Biruta e a Família Fermento contra o supervírus de computador, pela Atual Editora, A Menina Vermelha,  selo Amarilys da Editora Manole e Ganhei uma Menina!, pela editora Scipione.

Livro individual : Poemanimais, 2016. Edição especial, com ilustrações do querido Teo Adorno e o apoio da Filiperson Papéis Especiais, da Funcadi/Fundação e Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho e da Matéria-Prima Editorial.

logos

Livro individual:  Mãos Mágicas, pela SESI -SP editora, 2013. Ganhei em segundo lugar no Jabuti 2016, na categoria Literatura Infantil Digital. Quem quiser conhecer, é só baixar o aplicativo. Clique aqui: https://itunes.apple.com/us/app/id1050952132

18106_643840992406044_7464574253741857580_n

Em 2007 ganhou o Prêmio do Programa Ação Cultural (ProAc) na categoria literatura infantil com Troca de Pele, editado pela Editora Hedra em 2009.

trocapele2baixabranco2

Estreou em 2007 na literatura adulta ao participar da antologia 15 cuentos brasileros, publicada na Argentina. Tem contos publicados no site das Escritoras Suicidas, como ex-suicida. Em julho de 2010 participou da antologia Retratos Japoneses no Brasil – Literatura Mestiça, organizada por Marília Kubota.

Colabora como  ilustradora digital para o Jornal Rascunho. Colaborou com o site Vida Breve.

Em 2016 foi convidada para participar da Academina Nipo-Brasileira de Escritores – ANBE. Abraços Dobrados Agradecidos.
Site: http://www.anbe.org.br/p/tereza-yamashita.html

Logo ANBE - transparente peq

CV Linkedin , Facebook e Pinterest:

https://www.linkedin.com/profile/preview?locale=pt_BR&trk=prof-0-sb-preview-primary-button

http://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/info

ou

https://www.facebook.com/www.abracosdobrados/?ref=bookmarks

https://www.pinterest.com/terezayamashita

 

Contato:

e-mail: t.yamashita@uol.com.br

Salvar