Parceria Filiperson 2017

Para comprar os Papéis Especiais Filiperson:
Por favor, entre em contato com o SAC da Filiperson, para se informar sobre as lojas que vendem os papéis, principalmente o scrapbook, ok?
Contatos: sac@filiperson.com.br – 0800 727345 http://www.filiperson.com.br/contato.asp
Venda on linehttps://www.lojafilipaper.com.br

Frete Gátis

Onde comprar: http://www.filiperson.com.br/onde_comprar.asp

Alguns endereços aqui em São Paulo: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Infoshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

 

FRASEok pequena

###########################################################

[Segunda postagem do mês de dezembro e última de 2107 da parceria Filiperson Papéis Especiais]

Missão cumprida, viva! Fiz uma postarem dupla: máscaras que podem ser usadas para a Festa de Ano Novo ou para o Carnaval. Utilizei o novíssimo  Filipaper Glitter Soft, com muito Brilho e muita Luz!

Dessa forma você vai arrasar nas comemorações, e principalmente no ano do horóscopo chinês: ano do cão, rs… Como o Cão é o regente de 2018, esse novo ano promete ser repleto de eventos culturais e preocupações sociais. Apesar de haver um grande peso de conservadorismo por conta do elemento Terra, o perfil do animal vai fazer com que nesse novo ano todos sejam um pouco mais tolerantes e solidários! Que ótimo, espero que a previsão esteja certa. Estamos cansados de intolerância e de corrupção.

Tereza 2018 carnaval

 

Fotos: Teo Adorno! Arigatou.

Abaixo relembrando um poema sobre máscaras, rs.

01. Mascaras todas

Máscaras
Tereza Yamashita

O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Personagens de ficção científica.
Amantes à moda antiga.
Heróis disfarçados ou apenas ladrões de almas.
Uma máscara de cirurgião ou apenas uma máscara de carnaval.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Olhares misteriosos, bocas sedutoras ou narizes aduncos.
Sujeitos ocultos.
Mulheres, homens ou apenas anjos.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Desejos, loucuras ou apenas tristezas.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Lindos rostos, cicatrizes ou maldições.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Lembranças, emoções sutis ou paixões.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Velhos amigos, velhos amantes ou novos amantes.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Magias, sexo solitário ou orgias.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Intenções veladas.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Demônios com sorriso largo ou anjos de sorriso franco.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Marcas, rugas ou dobraduras.
O que uma máscara pode esconder ou revelar?
Instintos.

“Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto. É utilizada para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou de natureza prática (máscaras de proteção). A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = “fantasma”, ou no árabe maskharah = “palhaço”, “homem disfarçado”. Muitas vezes, tribos africanas usam máscaras em cerimônias de passagem.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.

02. Mascara grande

Funções: disfarce; símbolo de identificação; esconder a sua identidade; transfiguração; representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de um animal; participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática); interação com dança ou movimento; fundamental nas religiões animalistas; mero adereço; prevenir contágios de outras pessoas.

Símbolos: às vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso. Vemos isso nas histórias em quadrinhos a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui. Os superhérois colocam as máscaras e se transformam naquilo que não são na frente dos outros. A máscara é um modo de disfarce que não faz as pessoas saberem quem somos nós (esconde a identidade)”. Fonte: Wikipedia

Passo mascara glitter2017-12-10

Passo a passo e variações da máscara, com o mesmo módulo de origami. Nível fácil, casquinha de sorvete! A decoração é apenas uma sugestão, ficando a seu critério/gosto e criatividade da composição dos adereços. Abraços Dobrados Agradecidos pela parceria, desde 17 de janeiro de 2015, três anos de parceria! Dois anos e meio com a querida Denise Santos, e agora com a Taynara Cardoso. Arigatou pela parceria, amizade e carinho.

Passo mascaras glitter2

09. Mascara papel 2

Ah, não se esqueçam, frete gratuito! E abaixo, três postagens extras!’

Abraços Dobrados Agradecidos e Boas Festas e um Excelente 2018 pra todos, com muita Paz, Saúde, Amor, Literatura e Artes.

Vegetal2

“Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe vocês em todos os momentos!”

#

[Postagens extras – 1, 2 e 3 ]

Amanhã mais uma confraternização! Para desejar boas festas e um ótimo 2018, estrelas de oito pontas com tsuru! Dobradas com o novíssimo lançamento dos Papéis Especiais Filiperson – Filipaper Glitter Soft nas cores Champanhe, Prata, Azul e Rosa.
Abraços Dobrados Estrelados Reluzentes.

Os papéis Glitter Soft foram desenvolvidos para atender nossos consumidores que buscam sofisticação e beleza aos seus trabalhos. Com uma camada brilhosa em uma das faces, os papéis da linha ainda contam uma cor base metalizada o que confere mais destaque às produções. Por se tratar de uma camada extrafina de brilho os papéis Glitter Soft não apresentam problema ao serem impressos, o que possibilita personalizar as folhas a escolha do cliente, conferindo um acabamento perfeito para todas as peças, sejam elas enfeites de aniversário, convites, embalagens e embrulhos. Os papéis possuem uma das gramaturas mais procuradas entre os profissionais de artesanato e demais atividades manuais, 180g/m². Cada pacote A4 vem com 15 folhas nas cores: Champanhe, Rosa, Prata e Azul. Há ainda a opção de tamanho 30,5×30,5 para atender os mais variados gostos e necessidades. O papel Glitter Soft em tamanho scrap é ótimo para quem precisa de folhas maiores para confecção de peças como scrapbook.

https://lojafilipaper.com.br/index.php/filipaper-glitter-soft.html

Estrela Confraternização perspectiva2

Lembrancinha de aniversário especial para a avó da nossa filhota que completará 70 anos! Abraços Dobrados e “Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe você em todos os momentos!”

O passo a passo está no Abraços Dobrados Parceira Filiperson. Este cartão é ótimo para colocar em presentes de Natal também! Este modelo fiz um pouco diferente, o bico do pássaro saindo da margem do papel.

Kiki

 

Bom dia! Hoje é o último dia do curso “A paz na educação do ser” com a querida facilitadora Thereza, a minha xará. Adoramos o conceito e os ensinamentos do curso. O Teo está participando também, rs. Infelizmente, eu ouvi comentários que talvez a UMAPAZ irá fechar, está com dificuldades em se manter. Fico triste, é um espaço muito gostoso, amo, com salas amplas e arejadas, e o melhor de tudo, a Natureza faz parte integrante dela, nos trazendo paz e tranquilidade. Sendo assim, fiz uma mimo (com o novo lançamento da Filiperson – Glitter Soft) pra Thereza e pra coordenadora, a querida Estela. Que a Estrela e o Tsuru (com glitter) tragam muita LUZ pra toda a equipe da UMAPAZ, professores e alunos. Do coração o meu sincero agradecimento! Eu fiz vários cursos que marcaram a minha vida e me ajudaram muito. Abraços Dobrados Agradecidos. “Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe vocês em todos os momentos!”.

1 - 20171205_093622.jpg

Estrela 8 pontos fotos todas

Criação: Tradicional – forma básica do tsuru. Diagrama: Dr. James Sakoda.

3546219da95bb831b4d7348c6a557d3d--origami-diagrams-origami-folding

O curso terminou, e a querida Estela me informou que a UMAPAZ vai continuar em 2018. Viva!!! E que o curso retornará novamente em março. Fiquei muito feliz! Eu pedi pro Teo tirar fotos pra mim, rs, para recordação. Abraços Dobrados Agradecidos e Bora lá, em março continua!

Umapaz estrela

[Primeira postagem do mês de dezembro da parceria Filiperson Papéis Especiais]

Vegetal Luzcom brilhos

Primeira postagem do mês de dezembro da parceria Filiperson Papéis Especiais. E última peça de origami para a exposição da Confraternização Abraços Dobrados Solidários + Parceria Filiperson + Funcadi + ABCD Nossa Casa. Abraços Dobrados Agradecidos e Mãos e Mente em Movimento.

Neste mês farei apenas duas postagens: com o lançamento do papel Glitter (que está pra chegar) e este com o Papel Digital Vegetal Translúcido. O mês é mais curto por causa das Festas de Natal e Ano Novo.
Por isso, eu caprichei nessa montagem, a pedido do pessoal de marketing da Filiperson que adoraram a guirlanda dobrada também com o Papel Filipaper Digital Vegetal. Origamei um Presépio que poderá ficar Luminoso por causa do papel vegetal translúcido.

Acho que ficou bem legal, apesar de ser muito difícil fotografar a peça com um pisca-pisca, rs. São várias peças: o casal José e Maria, o menino Jesus, a estrela de Belém, o tradicional Tsuru, o cubo balão (com diagrama e passo a passo no Abraços Dobrados), o leque como fundo da manjedoura e a print dos Três Reis Magos, ufa!

Espero que gostem! Abraços Dobrados Transparentes, Luminosos e da Paz.

Abaixo o passo a passo e o diagrama do cubo balão. O design do presépio (Maria, José e Menino Jesus): Leila Torres. A criação da composição e fotos do presépio: Tereza Yamashita.

Passo a passo e diagrama: créditos nas fotos.

#

[Quarto post e último de novembro da parceria Filiperson – Guirlanda Translúcida]

Adiantando a postagem do mês, pois a semana que vem vai ser corrido com a preparação e a decoração da Confraternização das Crianças da ABCD do Abraços Dobrados Solidários.

Recebi o papel vegetal para teste, e fiquei um tempinho pensando em qual origami eu poderia trabalhar com ele. Pensei e resolvi testar fazendo outra guirlanda mesmo, e continuar com a série de decoração para Natal, rs.

O papel é muito bonito, translúcido, apesar da sua gramatura (180g) ser um pouco maior para origamis, mas eu achei que ficou criativa e diferente. Creio que acertei na escolha do papel, a peça ficou muito bonita e elegante com a transparência. O papel solucionou a ideia que eu queria passar, de leveza e de tranquilidade. Pois apliquei um adereço de pomba para decorar, e como todas sabem, o seu significado é de Paz e Renovação.


Ah, o vegetal é ótimo também para impressão. A minha tinta colorida acabou, e fiz em preto e branco mesmo, e ficou ótima, não borra, com perfeita fixação! Aqui usei a inkjet – jato de tinta, mas pode ser usada em laser também. Adorei, testado e aprovado o papel. Espero que tenham gostado!

O passo a a passo e as medidas estão no terceiro post da parceira, na postagem abaixo, ok?


Abraços Dobrados Agradecidos com Transparência e Mãos e Mente em Movimento.

#

[Terceiro post da parceria Filiperson – Novembro – Guirlandas com os novos papéis Filipaper Metálico e Perolado]

10. Duas guirlandas verde e marrom

O tempo está voando, e o Natal chegando! Então, eu resolvi adiantar as minhas guirlandas, que foram decoradas com a Flor de Cerejeira – Sakura ou conhecida também como Cherry Blossom. Esta flor de origami foi criação pelo mestre Mio Tsugawa. Escolhi a Sakura porque ela simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.

06. Guilanda verde e vermelho perola

A criação, execução e passo a passo da guirlanda são minhas. Para quem gosta de uma guirlanda mais tradicional, eu usei as cores (vermelho e verde Turquesa), e para quebrar um pouco esta tradição, eu optei pelo papel Pérola Café (lindo, não?!) para a base da segunda opção.

 

As fotos abaixo, são de alguns exemplos de como fazer uma base da guirlanda. O apoio de trás. Você pode usar o papel Filipaper Arts com a gramatura de 320gr + uma argola de plástico, assim a estrutura da dela fica bem firme. Ou usar um papelão mais grosso e encapá-lo com uma fita da cor de sua preferência. Usei o fio de cetim dourado e marrom, para que a guirlanda possa ser pendurada em portas ou paredes. O diâmetro da circunferência utilizada foi de 13 cm, com largura de 3,5cm.

Para a base das flores, eu plissei uma tira de 6 cm de largura, utilizando o papel no tamanho A4 e no sentido horizontal. Cortei 4 tiras, e para o plissado, eu dei a distância de 1 cm cada, e uni as 4 tiras para formar o círculo.

01.guirlanda verde base

09. Guirlanda marrom peças e papel

03. Flor de sakura vermelha

Aqui a foto do passo a passo da flor , utilizando o Filicube Reciclado.

12.Passo a passo sakura

Para o arranjo das flores, eu dobrei três flores maiores, e fiz três arranjos, com três flores menores, utilizando miçangas e pistilo de flores para decorar o miolo das flores.

Tamanhos dos papéis das Sakuras:

Guiralanda Madeira 2

  1.  cortar o papel A4 no meio e teremos dois retângulos.
  2. depois cortaremos os dois retângulos ao meio novamente, e obteremos outros 4 pedaços retangulares. Com eles, vamos fazer as flores maiores, cortando o papel no formato quadrado de 10,5cm x 10,5cm.
  3. Para as flores menores, cortar os quatro retângulos maiores ao meio novamente, assim teremos 4 retângulos menores, com estes obteremos o papel quadrado no formato de 7,5cmx 7,5cm.
  4. . Colar as peças com cola quente.
  5. O enfeite superior, eu utilizei a sobra do papel plissado que sobrou do papel A4 e enfeitei com uma meia miçanga de pérola.

Espero que tenham gostado do post e dos novos papéis da Filiperson (EU AMEI, rs). Espero também que se empolguem e tentem fazer a guirlanda de Natal, para você mesma ou para presentear um ente querido.

Boa sorte e Mãos e Mente em Movimento!

Utilizando o papel Madeira Marfim e Marrom.

Guirlanda madeira zoom

 

 

 

#

[Segundo post da parceria Filiperson – Novembro – Dia Mundial da Gentileza – Gentileza gera gentileza ]

frase-assim-como-o-sol-derrete-o-gelo-a-gentileza-evapora-mal-entendidos-desconfiancas-e-hostilidade-albert-schweitzer-91320

“Nunca me esqueci. Aos treze ou catorze anos, a minha mãe (que agora está em seu lindo jardim estrelado) me obrigou a ir a um “asilo de velhos”, antigamente era o termo usado, instituição para a qual ela fazia doações. Fui emburrada e chutando o vento. Lá, alguma coisa aconteceu, me senti a adolescente mais feliz do mundo. Contrariada com a vida, fiquei sentada perto de uma senhora de cabelos branquinhos, e, sem mais nem menos, ela me deu um abraço e agradeceu por eu ter ido visitá-la. Contou que os filhos nunca mais a visitaram. Uma gentileza derreteu meu coração. Saudades, e obrigada, mãe, por ter me proporcionado essa lição de vida. Duas senhoras sábias.” Tereza Yamashita

O dia 13 de novembro foi escolhido para se  comemorar o Dia Mundial da Gentileza, com a intenção de inspirar pessoas a tornar o mundo mais gentil e, por meio disso, conectar países e indivíduos.

“O que é o movimento mundial pela gentileza? – por ABQV®

A ideia do Movimento Mundial pela gentileza surgiu em 1997 durante o Congresso de Tóquio, no qual o então  Small Kindness Movement of Japan reuniu e apresentou diversos grupos, de diferentes nações, que mantinham em seus países movimentos e ações de gentileza. Após três anos de desenvolvimento dessa ideia, durante o Terceira Conferência do Movimento Mundial pela Gentileza, ela foi concretizada. Assim foi oficialmente lançado o Movimento Mundial pela Gentileza, com a missão de inspirar indivíduos no sentido de serem mais gentis, criar um mundo mais gentil e através disso conectar países e pessoas. O Movimento Mundial pela Gentileza também tem como objetivo o estímulo de todas as nações a criarem seus próprios movimentos pela gentileza.”

Curiosidade:

“Gentileza gera gentileza” é sua frase mais conhecida.

José_Datrino,_o_Profeta_Gentileza

José Datrino, mais conhecido como Profeta gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 28 de maio de 1996), foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

logo-gentileza

Comemoração nacional – No Brasil, o “Dia da Gentileza” também é comemorado em 29 de maio, data em que José Datrino, o profeta Gentileza, faleceu aos 79 anos.

10513315_736553359725834_3195861634428765438_n

Uma sugestão: que tal distribuir origamis de tsurus, de flores, de corações, para alegrar a nossa cidade e incentivar outras pessoas e cidades a fazerem o mesmo? Aqui eu origamei corações que podem virar pingente/colar. Utilizei os papéis Filipaper Decor, Kraft e Metallics. Ficaram fofos, não?! Abaixo o diagrama (nível fácil). Faça o seu e presentei um amigo!

a211db9f56cc30c81e6cd35b6deb0988

#

[Primeiro post da parceria Filiperson – Novembro – Dia do Inventor – Homenagem ao Santos Dumont ]

Para relembrar e comemorar. Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson. O tema desse ano foi: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, sendo assim reproduzi o 14 BIS. Vejam que coincidência, em janeiro de 2017 fui visitar o Itaú Cultural e haviam quatro exposições, e uma delas era Santos-Dumont. Para relembrar, algumas fotos que tiramos, a filhota e eu, rs. O meu 14 Bis não ficou tão elaborado quanto o da exposição, mas ficou muito fofo, uma adaptação com origami/dobradura – com o princípio da Masu Box, rs. O Papel utilizado foi o Kraft Scrap (30,5cmx30,5cm) que adoro!

 

“Dia do Inventor – 4 de novembro
Data relembra aqueles que criaram e que ainda criam importantes inovações para o dia a dia.

De acordo com os registros históricos, o Dia do Inventor teria sido idealizado pelo inventor alemão Gerhard Muthenthaler, com o objetivo de incentivar as pessoas a terem mais ideias para um mundo melhor e claro para relembrar os grandes inventores existentes no mundo.

O Brasil conta com importantes contribuições no campo de invenções e que acabaram ganhando o mundo, de uma forma ou de outra. É o caso da fotografia, uma vez que o homem descobriu a primeira forma de gravar imagens com o uso da luz era brasileiro.

Outra invenção que teria nascido no Brasil, mas que acabou sendo atribuída a outras pessoas foi o avião, com Santos Dumont sendo considerado como o pai da aviação. Mas, neste caso, nem todo o mundo reconhece o brasileiro como sendo o criador de uma das invenções mais importantes da história da humanidade.

A grande maioria das coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas foi inventado por uma outra pessoa, ou um conjunto delas quando estamos falando de algo resultado de uma pesquisa em grupo. Mas, na grande maioria dos casos, relacionamos mais a ideia de invento com aquelas coisas que estão relacionadas com a tecnologia.”
Fonte: https://www.colegioweb.com.br/novembro/dia-do-inventor-4-de-novembro.html

#

[Quarto post da parceria Filiperson – Outubro – Abraços Dobrados Solidários – Estrela Book ]

Queridxs Renato e Renata da ABCD Nossa Casa, com a colaboração e participação de todos, nós estamos quase na reta final. Ontem origamamos a última peça da nossa árvore solidária, viva!

Mais fotos no face: clique aqui!

Quero agradecer pela participação especial das diretoras do Funcadi, às queridas professoras Lara e Maria Ignez, e da curadora de eventos especiais Karen.

Obrigada pela assessoria da nossa querida Kelly, que todos conhecem das inscrições, e a todxs os origamigxs que participaram e doaram as suas peças e os livros para as crianças da ABCD. Agradecimento para toda a equipe técnica do Funcadi, e em especial para as meninas que faziam o lanchinho pra nós, rs.

Agradecimentos especiais também para as famílias Lessa e Varoli que participaram de quase todos os works, e a querida origamiga de anos, a Cláudia, que participou de todos! Fiquei honrada e muito feliz com a presença de vocês!

Muito grata pra todos os demais origamigxs e novos origamigxs que participaram desses quase nove meses de gestação da árvore, rs.
Arigatou especial ao Bruno, escritor e jornalista da Folhinha de SP que nos doou muitos livros lindos, mas, infelizmente não pode participar dos works. O esperamos pra festinha de encerramento, ok?!

Não se esqueçam, será em dezembro, no dia 2/12, das 10h às 13h. Espero que todos que participaram dos works Abraços Dobrados Solidários venham comemorar, ler, brincar e dobrar os tsurus que batem asas com as crianças homenageadas.

E, não poderia de agradecer pela parceria dos Papéis Especiais Filiperson com seus lindos e especiais papéis que se transformaram nos lindos origamis. Arigatou pra toda a equipe de marketing, Taynara, e especialmente para o sr. Ricardo, sr. Paulo e sr Artigas que completou 77 anos, no dia 24!

Utilizei os  papéis Filipaper Metallics Rosa e Dourado

Livro objeto – livro de artista

 Utilizei o papel Filipaper  Premium Diplomata Inkjet Branco

 Passo a passo do módulo. Para se montar a Estrela Book (colar todos os módulos até fechá-lo, assim já obteremos a estrela) e para o livro-objeto deixar aberto e colocar uma capa na fase quadrada dos dois lados. Precisaremos de quatro oucinco módulos, que deverão ser colados pelas fases quadradas. Veja o passo a passo do módulo.

Passo a passo da capa (adequar ao formato quadrado do módulo) ou cartãozinho (meio Tsuru) para colocar em presentes, ou usar como enfeite/decorando caixas de presente, álbum de foto, livros, como cartão de visita e o que a sua imaginação desejar.

Espero ter plantado a sementinha do origami no coração de todos! Abraços Dobrados Agradecidos, Honrados, Encantados e Felizes.

“Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe vocês em todos os momentos!”

#

 

[Terceiro post da parceria Filiperson – Outubro – Dia dos Professores – vídeo passo a passo embalagem-envelope presente]

papel1

Já fiz vários vídeos, os booktrailers, dos meus livros infantojuvenis, e alguns outros com o passo a passo de origami para a revista CH das Crianças. Fico imaginando como é ser um diretor de cinema. Hoje assisti Blade Runner 2049, mas não foi tão impactante como o primeiro. Fico pensando, deve ser muito complicado. Aqui, com um simples vídeo, eu não consigo parar de editar, achar falhas, parece que a edição não tem fim! No final, eu acho que tudo deveria ter sido refeito e melhorado, snif… e entrego os pontos. Subo o arquivo para o youtube, rs.

Envelopes/Embalgem com Papel Filipaper Perolado Marrom e Azul

Enfim, todo esse mimimi para divulgar a terceira postagem da Parceria Filiperson 2017 + Abraços Dobrados – Dia do Professor com os novos papéis Filipaper Decor Madeira, nas cores marfim e marrom. Nesse vídeo, eu origamei uma peça dupla: embalagem-envelope para presente, uma pequena homenagem para todos os professores, parabéns. Espero que curtam.

passo

Passo a passo com FiliCube Reciclado

“Que o tsuru (grou), símbolo da Paz e da Longevidade, acompanhe vocês em todos os momentos!” Um Abraço do Abraços Dobrados e Mãos e Mente em Movimento.”

professor1-400x300

#

 

[Segundo post da parceria Filiperson – Outubro – Dia das Crianças – marcador de livro Monstrinho Decorador Pinguim de Livros ]

Boa tarde! E pra quem não conseguiu assistir ao vídeo na Rede Vida, aqui está o link com a Dica do Dia do Ateliê na TV: o meu “Monstrinho Pinguim Devorador de Livro”. No vídeo, para ir direto à dica, pular no marcador de tempo para os 17h07 (dezessete minutos e sete segundos), ok?! Abraços Dobrados Agradecidos à Filiperson Papéis Especiais (Taynara) pelo convite, à TeKBond, e ao querido Dotan pelo carinho, e a toda a equipe do Ateliê na TV, Claudia Roman e ao Luiz Felipe Reis.

Diagrama:

Passoapasso pinguim

Giraflor e Monstrinho Devorador de Livros!

Captura de Tela 2017-10-10 às 18.11.02

#

[Primeiro post da parceria Filiperson – Outubro – Dia dos Professores – cartão ]

Parabéns professor!

professor1-400x300

Outubro chegando, e com ele as novas postagens da parceria Filiperson!
Primeiro post do mês de outubro. Neste mês eu adiantarei os posts, rs.
Esse é para o Dia dos Professores (15/10), como eu tenho dois casamentos neste mês (um de 30 anos!), eu fiz um cartão de felicitações com um Tsuru, que todos sabem é o símbolo da Paz e da Longevidade, mas para muitos também é o símbolo da sorte para os casais apaixonados!

Cartão Tsuru 1
Ele pode servir como um simples cartão, que pode ser colocado junto com os presentes ou pode servir como um envelope também, onde podemos presentear com valores em cheques ou dinheiro.
Ele serve para todos os tipos de comemorações, como o Dia do Professor, para aniversários, casamentos e outros. Sendo assim, dobrei esse cartão (aqui para casamento) e coloquei alguns adereços com os seus significados.

Cartão aberto 2

Significados do cartão:
Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe vocês em todos os momentos!

Bambu – uma árvore muito resistente, se curva mas não se quebra, tem raízes profundas e é simples. Que o casal siga o exemplo do bambu.

Pérolas – Que amor e o compromisso do casal façam com que todos os problemas enfrentados se transformem em “pérolas”, e fortalessam ainda mais o relacionamento de vocês.

Cor dourado – dourado é a cor da prosperidade e do sucesso.

Fio dourado – é fio invisível que une duas pessoas, segundo a lenda, não importa quantos relacionamentos tenha durante a vida, a “verdadeira experiência de amor” será de fato com a pessoa que está no outro extremo do fio. E, esperamos que vocês estejam ligadas por esse fio invisível.

Cartão Tsuru aberto dourado

O papel utilizado foi o maravilindo papel Filipaper Metallics nas cores prata e dourado, no formato para scrap book. O cartão foi dobrado com apenas uma folha. Incrível não?! Achei que ficaram bem diferentes e elegantes.
Abraços Dobrados Envelopados

filipaper-metallics

Confiram o passo a passo  do Tweety Atelier – site japonês, rs.

Cartão tsuru passo

e6f88ced91244bebf78465b8865e6423

#

[Quarto post – setembro  da parceria Filiperson – Primavera – Girarflor – Abraços Dobrados Solidários]

Missão cumprida! Hoje foi o sétimo workshop Abraços Dobrados Solidários. Faltam mais dois, o da Estrela Book e os Tsurus que batem asas, para completar a decoração da árvore de Natal e a Festinha de encerramento com as crianças da ABCD Nossa Casa. Viva! Uma gestação quase completa, nove meses.
Hoje contamos também com a presença especial da querida professora e escritora Marisa Lajolo. Muito obrigada pela participação e espero que tenha gostado da Giraflor. Obrigada a todas as origamigas que prestigiaram mais esse work. Abraços Dobrados Agradecidos da Giraflor.

Mais fotos no face, clique aqui.

 

Os papéis utilizados no workshop foram: Filipinho A3 amarelo, Filipaper Scrap Decor e Filipaper Colors – lançamento. Papel tintado na massa.

Abaixo o passo a passo da Giraflor! Abraços Dobrados e Mãos e Mente em Movimento.

 

[Terceiro post – setembro  da parceria Filiperson + Arca de Noé + Monstrinhos Devoradores de Livros.] 

Arca + Monstrinhos Devoradores de Livros

A minha Arca de Noé, do livro “Poemanimais”, acaba de ganhar novos companheiros, os “Monstrinhos Devoradores de Livros”. Ah e a arca também ganhou uma nova decoração feita com o lançamento da Filiperson, o papel com textura de madeira nas cores marfim e madeira.

Mudando de assunto, eu assisti o documentário “Para gostar de ler”do Itaú Cultural sobre a importância da leitura infantil na primeira infância. Descobri que o repertório de uma criança em uma família literária, ou seja, que tem o hábito de leitura, tem o seu repertório aumentado em 6 mil palavras! A palavra é um alimento importante. A leitura na primeira infância também diminui o consumo de drogas, o abandono da escola e quando essa crianças chegar aos 40 anos, ela terá um salário 37% maior do que uma criança que não leu muito ou não leu. Por isso, leia para uma criança.

Link do vídeo: https://youtu.be/NnEktPE6Dsw

Aqui eu dobrei os Monstrinhos Devoradores de Livros, creio que através da brincadeira (do lúdico) e através do origami, eu estou incentivando o hábito da leitura e despertando a curiosidade das crianças para essa divertida viagem ao mundo do Era uma vez…

Os Monstrinhos Devoradores de Livros, foram baseados nos personagens animais do meus livros: um cachorrinho, um sapo, um gato e um pinguim. Esses mascotinhos são personagens muito traquinas!

Para os origamis eu utilizei vários papéis da parceria Filiperson, as linhas: Filipaper Colors, Classics, Metallics, Decor e Premium.

E acabei fazendo um Monstrinho Devorador de Livros no formato de Minions, rs. Ficaram divertidos, não?!

Casa minions

Minos + Papel

Aqui estão todos os monstrinhos juntos, viva!

Todos Mondtrinhos devoradores de Livros

Lista de Materiais
• Papéis Filiperson das linha Filipaper: Colors, Classics, Metallics, Decor e Premium.
• Cola universal e dupla face da TekBond
• Caneta ponta grossa preta
• Filicube recicláveis: para o passo-a-passo
• Para decoração – opcional: lacinhos ou fuxicos prontos, olhinhos móveis (tamanho variável),
strass prateado e miçangas no formato retangular, para o nariz do pouquinho.

Modo de Fazer
1 – papel quadrado com 21 x 21cm. O Monstrinho dobrado ficará com 10, 5 cm.
2 – parte interna, recortar um quadrado menor com 9,5 cm.
3 – olhinhos móveis (tamanho variável) ou pode ser desenhado.
4 – cílios, dentes, orelhas e bigodes, soltar a criatividade e a imaginação! Não tem medida padrão, fazer de acordo com o bichinho escolhido. Dica: para os olhinhos, usar o cortador de papel circular ou compasso.
5 – Para a parte interna do pinguim: cortar papel retangular com 8,5 cm de altura x por 8,5 cm de largura. Com um copo ou com um compasso, recortar as laterais, como na foto.

Passoapasso pinguim

 

Diagrama

Gabarito corpo Pinguim.

Vamos soltar a imaginação, Mãos em Movimento e Abraços Dobrados Leitores!

#

[Segundo post – setembro  da parceria Filiperson + Primavera + Workshop Cãozinho – Abraços Dobrados Solidários]

Cao Dalai Casa da Cultura 2017ok

Boa noite! Puxa, o tempo está voando. Mais um workshop Abraços Dobrados Solidários. Obrigada aos origamigxs por mais uma noite divertida e produtiva. Abraços Dobrados Agradecidos ao Instituto Funcadi, aos Papéis Especiais Filiperson pela parceria. E, não percam o próximo workshop da “Giraflor”! Parabéns pra Karen pela bela exposição Dá-Diva.

Grupo

Os papéis utilizados foram o Filipinho, Metallics e Decor – varias estampas.

Passo-a-passo e diagrama dos caõzinhos ensinados em sala de aula.

Mais fotos no Facebook, clique aqui.

#

[Primeiro post – setembro  da parceria Filiperson + Primavera + Workshops Giraflor]

Parece que o frio está indo embora e a primavera está chegando! Portanto vamos aprender com a sabedoria Kiowa.

Preparando os materiais para os próximos workshops da Giraflor, em homenagem à primavera. Vida de professor não é fácil, parece que é só chegar na sala de aula e começar a ensinar,  mas não, existe todo um preparo anterior, rs.

Material do work 1

No meu caso, com origamis, acho que é bem mais simples. Fico imaginando o trabalhão dos professores de escolas do ensino fundamental 1 e 2, e do ensino médio. Creio que são os mais difíceis, e o pior,  ainda existem as correções das provas!

No origami é mais simples, mas dá um certo trabalho também. Preciso escolher o tema da aula, a peça de origami que precisará ser do nível básico, pois com muitas dobras, os alunos se perdem. A peça precisa ser bonita e ao mesmo tempo desperte o interesse do aluno. Geralmente as peças de nível básico, mais simples, infelizmente não são tão bonitas, e infelizmente ainda existe o preconceito de que origami são dobraduras para as crianças, rs.

Para toda aula ou worshop, eu preciso selecionar e testar as peças, fazer o diagrama ou passo-a-passo, escolher os papéis que combinem com a peça, e depois cortar os papéis no formato quadrado. Como utilizo os papéis da parceria Filiperson, a maioria da linha Filipaper é no formato A4, A3, e só a linha do scrap book e FiliCube são no formato quadrado. E ainda preciso separar os adereços na quantidade certa, preparar a pasta de sorteio, enfim, tudo dá trabalho, mas quando fazemos com carinho e prazer, tudo fica mais fácil, não é mesmo?!

Material do work 2

Para a Giraflor, eu sempre utilizo os papéis da linha Filipinho, nas cores amarelo, marrom e vermelho para as manchinhas/florzinhas, olhinhos móveis e miçangas grandes para as patinhas. E para o passo-a-passo o FiliCube Lumi.

A minha “Giraflor” faz sempre sucesso entre crianças e adultos. Eu sou suspeita, pois desde pequena, eu adoro girafas!

#

 

[ Quarto post – agosto da parceria Filiperson + Dia do Folclore Nacional ]

Quarto e último post do mês de agosto, da parceria Papéis Especiais Filiperson. Homenagem ao nosso saci-pererê, dia 22, Dia do Folclore Nacional. Com essa dobradura, você poderá fazer um cartaz, ou color no caderno ou enfeitar a sala de aula usando a sua imaginação.
Como os papéis da Filiperson são única face, esta é uma dica de como torná-lo duas faces! É só você colar dois papéis de cores ou estampas diferentes, e para facilitar as dobras, você pode colar os papéis com a supercola TekBond spray. No exemplo abaixo, usei os papéis Filipaper Decor Xadrez Azul e Vermelho. Para o saci é só utilizar o papel Filipinho vermelho e preto ou vermelho e marrom (como nos exemplos das fotos). Gostaram da ideia?! Então, Mãos e Mente em Movimento!

Papéis utilizados: Filipinho: preto, vermelho, marrom e branco. O passo-a-passo é de nível básico, confiram abaixo:

digitalizar0002

E, aguardem, teremos novidades dos Papéis Filipinho!

Curiosidade: Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. Esta data é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural do nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc. Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Passo-a-passo do quadrinho; ao onvés de montá-lo retangular (como na foto), monte-o quadrado, ok?! Abraços Dobrados.

#

[ Terceiro post – agosto da parceria Filiperson + Workshop Abraços Dobrados solidários ]

Bom dia! Como o tempo está voando.
Tudo pronto (materiais/papéis, diagrama e sorteio) para o sexto workshop Abraços Dobrados Solidários.

Cao Dalai Casa da Cultura 2017ok
Daqui a dois works, o da Giraflor e da Estrela Book, já chegaremos no nono work (9 meses – gestação completa, rs), onde aprenderemos o tradicional Tsuru que Bate Asas, junto com os todxs os origamigxs que doaram (peças e livros), e com as crianças da ABCD Nossa Casa, nós montaremos a árvore de Natal com os origamis, que foram feitos durante os 9 meses. Viva!

Francisco1

catdog

Cat – Homenagem ao nosso gatito Sansão (em memória).

Para o sexto work, ensinarei o cãozinho Quiuí (personagem do meu livro “Ganhei uma menina!”, e junto homenagearei a Dalai, a mascotinha do Instituo Funcadi. E, sendo assim, resolvi dobrar o São Francisco, (origami da Vera Young): o santo padroeiro dos animais, que nos ensina empatia e a simplicidade.

Cachorrinhos todos

Curiosidades:
No dia quatro de outubro celebramos o dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. São Francisco chamava o Sol de irmão e a Lua de irmã. Para ele, todos os animais merecem respeito e o seu Cântico das Criaturas começa com um elogio: Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas.

5ce4b-fotoprikoly-06

Cântico das Criaturas, de S. Francisco de Assis
Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor
Teus são o Louvor, a Glória,
a Honra e toda a Bênção.
Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as Tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia e que,
com a sua luz, nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor;
de Ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e pelas estrelas,
que no céu formaste, claras.
preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor.
pelo irmão vento,
pelo ar e pelas nuvens,
pelo sereno
e por todo o tempo
em que dás sustento
às Tuas criaturas.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã água, útil e humilde,
preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão fogo,
com o qual iluminas a noite.
Ele é belo e alegre,
vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela nossa irmã, a mãe terra,
que nos sustenta e governa,
produz frutos diversos,
flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
pelos que perdoam pelo Teu amor
e suportam as enfermidades
e tribulações.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela nossa irmã, a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.
Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
Dai-lhe graças e servi-o
com grande humildade! ”

Para relembrar a infância, aulas de catequese, eu adorava cantar essa música.
Oração a São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

parceria

Papéis utilizados: Filipaper Metalics: azul, roso, verde e ouro, Filipaper Color: marrom, amarelo, Filipaper Decor coração branco/ouro, Filipaper Classic Perolado marrom, Filipaper Arts Marfim (base) 320gr.

TekBond para colar:  usei a fita dupla face e cola de silicone.

 

Diagramas: Vera Young e Emilson Nunes

#

[Segunda postagem de agosto, da Parceria Papéis Especiais Filiperson]

Como todos sabem, o Tsuru é o símbolo do origami, e sempre reproduzo esta frase:
“Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe vocês em todos os momentos!”

Nesta postagem, eu origamei uns “tsurubjetos” + a minha “Terecicleta”, kkkk.

três objtsurus1

Enfim, sem brincadeiras, dobrei algumas peças como exemplo de como o Tsuru pode ser utilizado em peças de decoração e outros.

tsuru azul mobile

Abaixo um texto longo, mas se puderem, leiam! É muito interessante, fiz uma pesquisa há tempos, para um projeto de um livro do ProAc sobre a história do origami, na internet, em livros e monografias. E com a pesquisa, escrevi esta pequena apresentação. Espero que gostem!

 

O origami é um paradoxo, ou você ama ou você odeia. Para muitos o origami não passa de uma arte de imitação (preconceito), uma arte para crianças.

Origamis são para crianças? A principio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era muitíssimo caro naquela época. Com o passar do tempo, a arte do origami, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, o origami faz parte da vida dos japoneses, desde crianças até idosos e atravessou as fronteiras do arquipélago japonês. Dessa forma, todos podem praticar a arte milenar do origami, mas esta arte requer alguns requisitos, que eu considero básicos:

1. Ser um observador.
2. Ter atenção e concentração (foco).
3. Ter paciência e força de vontade (ganbatte).
4. Ter disciplina
5. Gostar de matemática, principalmente da geometria.

Para mim, sem essas prerrogativas muitas crianças e pessoas desistem. Em um post antigo, no Abraços Dobrados, eu comento mais sobre essa milenar arte do origami.
Reproduzo o texto e o link abaixo:
https://yamashitatereza.wordpress.com/2011/12/02/a-importancia-do-origami-nas-artes/

Tsuru leque2

[ A importância do origami nas artes ]

origamiflor

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel.
ORI = Derivado de ORU, verbo DOBRAR, em japonês
KAMI = PAPEL, em japonês
Associando as duas palavras, a sua pronúncia fica:
ORI + KAMI = ORIGAMI

O origami está em minha vida deste quando eu ainda era uma meninina bochechuda, uma típica menina de mangá, não que eu tenha mudado muito, rs.
Graças ao meu pai que me ensinou a dobrar o tsuru, um grou, ave simbolo da longevidade e da paz, para os japoneses.
Aprender a dobrar um tsuru é como aprender a andar de bicicleta. Mesmo depois de muitos anos sem dobrar ou pedalar, você nunca esquece como fazê-lo. No ínício você patina, mas depois flui suavemente.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos de origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração, e desde a invenção do papel na China (em 110 d.C., por Ts’ai Lun, um oficial da corte, que obteve a primeira folha, possivelmente triturando água com retalhos de seda, cascas de madeira e restos de rede de pescar), a arte da dobradura vem sendo divulgada, criticada, amada, odiada e desenvolvida.
O origami é um paradoxo, ou você ama ou você odeia. Para muitos o origami não passa de uma arte de imitação, uma arte para crianças

Aqui eu gostaria de fazer uma pergunta:
Será que existe uma diferença entre um dobrador e um origamista?
Para mim existe e é uma diferença parecida entre o artesão e o artista.
O artesão raramente concebe uma peça de arte, pois uma peça artesanal é repetida infindáveis vezes. Já um artista, ao conceber sua peça, considera-a ímpar e portanto não passível de repetição.
Um dobrador (a pessoa que repete as dobras de um diagrama), por mais perfeitas que sejam as suas dobras, é como um artesão. Ele pode repetir as dobras infindáveis vezes, cada vez mais perfeitas que antes, mas isto não fará com que a peça seja dele, ele nunca será o criador dessa peça.
Um origamista, ao pensar, criar as dobras, calcular ângulos, simetrias e junções, tem a sensação de estar em um domínio nunca percorrido antes. Ele nunca tem certeza se aquela dobra é a que deixará sa sua peça perfeita. É o momento da criação. E esta sensação nenhum dobrador tem ao reproduzir os diagramas.

Não desmerecendo quem apenas seja um dobrador, pois o origami é a arte da paciência, da observação e da delicadeza. Mas o criador/origamista eu diria que é um mestre, um artista.
Tomoko Fuse é uma dessas artistas, e uma frase dela que percorre o mundo:
“Todo origami começa quando colocamos as mãos em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato.”

examples

Eu ainda me considero apenas um divulgadora/facilitadora da arte do origami, eu sei dobrar algumas peças, não criei nenhum diagrama ou uma CP exclusivo.
Estou tentando através do origami encontrar o meu caminho para as artes.
E desse modo venho caminhando devagar para quebrar com o preconceito existente com o origami, mas creio que atualmente, o origami já mantém certo status de arte, e está sendo reconhecido. Museus e galerias têm cada vez mais elevado o origami à categoria de escultura contemporânea.

A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu em cerca de 1950, quando o trabalho de Akira Yoshizawa se tornou conhecido.

Akira-Yoshizawa-o-pai-do-origami-1
Foi Yoshizawa quem criou a idéia da dobragem criativa (Sosaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origamis tradicionais mais antigos, permitindo dobrar uma série de animais e pássaros. Yoshizawa foi o precursor da técnica do wet-folding, ou seja, dobrar o papel úmido, para se criar um volume e formas mais harmoniosas em seus modelos. Esse processo foi um passo importante para que o Origami deixasse de ser conhecido apenas como uma brincadeira de criança e se tornasse uma arte reconhecida.

Em 1980, o japonês Jun Maekawa e o americano Peter Engel, que estudaram separadamente um do outro os aspectos geométricos de dobrar papel, e acabaram desenvolvendo o chamado origami complexo.
Os origamistas geométricos (físicos, matemáticos e arquitetos) descobriram que no ato de dobrar o papel além da atividade artesanal, criativa e artística, nela é encontrado o fenômeno de precisão matemática.

20100501501
Quando fazemos origamis, obedecemos há vários princípios matemáticos formados por axiomas. Em 1893, Tandalam Sundara Row publicou na Índia, o livro Geometric Exercises in paper folding (Exercícios geométricos na dobradura de papel).
Entre os teóricos mais conhecidos e atuais está o engenheiro Robert J. Lang (físico da Nasa) que criou um programa de computação, o TreeMaker para projetar a construção de origamis com a precisão matemática. O origami sendo compartilhado com a informática.

orirevo

Acredita-se que no Brasil a arte do Origami foi introduzida de duas maneiras: uma através de nosso país vizinho, a Argentina que possui muita influência da cultura espanhola (Miguel de Unamuno) e a outra, através dos imigrantes japoneses que aqui vieram, a partir de 1908, para trabalharem na agricultura.
Pois bem, depois de todas estas descobertas, revoluções e evoluções do origami, creio que não há dúvida que o origami não é apenas uma brincadeira de criança, e que o origami tenha grande importância nas artes.
Artistas, designers de objetos, de moda e de jóias, publicitários, arquitetos, engenheiros, físicos e matemáticos, também estão se rendendo e utilizando as técnicas do origami em suas criações. Podemos concluir que o origami pode ser usado de várias maneiras, desde o modo mais simples em confecções de artesanato até para construções de casas, monumentos e esculturas.

jun-nakaocdn-monkeyzen-com-files-2010-04-vestidos-origami
Em minhas oficinas, tenho facilitado não apenas a parte prática, o que a maioria das pessoas procuram, mas quero suscitar a curiosidade dos meus oficinandos para que conheçam melhor a história, a origem e o desenvolvimento do origami que é muito instigante e esclarecedor.
Existem muitos livros, artigos, monografias a respeito do origami e muitos sites na internet que divulgam esta milenar arte da dobradura de papel.

Aqui eu gostaria de acrescentar uma curiosidade para finalizar:

sphaera
Uma gravura na edição de 1490, do livro Tractatus de Sphaera (Tratado sobre a Esfera), escrito pelo monge e astrônomo inglês Johannes Sacrobosco. O livro é um tratado de astronomia geocêntrica, e foi um livro muito utilizado em universidades européias ao final da Idade Média, até o advento do modelo heliocêntrico de Copêrnico, no século XVI.
Na gravura podemos ver um eclipse solar com a Terra ao centro, recebendo a sombra da Lua. Na Terra, o artista representou uma vila à beira do mar, e sobre este, dois barcos. O maior deles, particularmente se assemelha muito ao clássico barquinho de papel que todos aprendemos a dobrar quando crianças.

barquinho
Não há como confirmar se a ilustração é realmente a de um barquinho de papel. Admitindo que seja, então seria a ilustração mais antiga de um modelo de papel, anterior ainda às primeiras aparições do origami em documentos japoneses — a menção mais antiga no Japão é de um poema de 1680, e as primeiras ilustrações de modelos, nas gravuras Ranma Zushiki, são do ano de 1734. Há controvérsias, mas estas são os documentos mais antigos encontrados sobre esta arte sendo assim, dizem que o Japão é o berço do origami.
Este fato, não temos como comprovar, mas indica que a dobradura de papel é uma arte milenar, e que ela perdura até os dias atuais, por ser criativa e desafiadora.
Tereza Yamashita

tsuru leque

Os papéis utilizados foram o Filipaper Decor Metalics roxo e azul. Lindos, não?!

Diagrama do Tsuru que bate asas

2010-02-04_imagem_11-15-23

#

[ Primeira Postagem de Agosto 2017 – Parceria Filiperson + TEKBond + Ateliê na TV]
Hoje tenho três notícias do balacobaco!
Adoro novidades, me sinto mais estimulada para criar, rs.

amostra madeira
1. Recebi a amostra grátis do Lançamento da Filiperson, o Filipaper Decor Madeira Marfim e Marrom. Eu já havia testado o papel no estande da Filiperson (ganhei duas amostras de cada papel, no formato scrap e dobrei as caixas surpresa abaixo, acho que ficaram legais! Presentei o gerente de marketing da Filiperson.
Ah, a foto abaixo era das embalagens das amostras dos papéis que estavam no estande, e aproveitei pra clicar na época, não ficaram muito boas, esqueci de tirar o plástico de proteção, correria, rs.

 

Mas ontem, recebi de fato as amostras no tamanho A4, e customizei o bloquinho Filinote com o novo papel + Metalics Roxo (técnica de colagem e recorte), com o motivo Tsuru, já para divulgar no evento do Ateliê na TV, aniversário do Dotan. Resolvi ensinar o Tsuru (símbolo da Paz e da Longevidade), pois ele é muito utilizado como enfeite em festas de aniversário e principalmente de casamentos, desejando Boa sorte e Felicidade! É o que desejo pra o Dotan, aniversariante.

 

Material de divulgação e aulas prontos pro domingo do Abraços Dobrados Solidários,
dia 30/07/2017 das 9h às 12h. Não percam!

 

2. Testando os materiais da TEKBond (fita dupla face, e adorando! Quando criança, meu pai sempre usava muito a cola Araldite (eu ficava observando ele misturar pacientemente os dois produtos, e morria de vontade de fazer, mas ele nem me deixava mexer, na época era muito cara a cola, rs. Boas lembranças do meu pai, Paulo!). Eu nem imaginava que agora, depois de tantos anos, eu estaria testando os produtos dessa marca. A vida nos reserva muitas novidades, rs.

 

3. Ah, fotografei o Tsuru dobrado com o Filipaper Inkjet Transparência, ele é utilizado para apresentações de fotos, gráficos e textos, mas aqui eu ousei, rs e dei uma nova utilidade pra ele, utilizei em origami (tsuru e tampas para caixas, aproveitando a sua transparência). Nas aulas na Expo SP, no estande da Filiperson, as alunas amaram a ideia. Pena que o tempo de aula era curto, e não deu tempo pra ensinar o Tsuru que coloquei dentro da Caixinha Surpresa, mas ainda darei uma aula com esse papel transparência. Aguardem.

 

#

[Adorando as parcerias! Julho 2017]

Modulo 7 Estrela

Amei o Filipaper Classics Pérola, as cores azul e prata são muito elegantes, dando um ar mais sofisticado nas peças de origami, e com um toque de brilho extra! As demais cores também são lindas: creme, marfim, preto, vermelho e café (já testei e aprovei também!).

 

Encantada com a cola T6000 com bico dosador de alumínio. Adorei, pois eu tinha dificuldade para colar os módulos, e com o bico ficou muito mais fácil, agilizando a montagem.

Modulo 8 Estrela

A Cola Permanente T6000 também é indicada para trabalhos artísticos, especialmente na criação de bijouterias e colagem de pedrarias em geral. Depois de seco mantém-se transparente e flexível.
Depois vou testar com as meias pérolas que uso para adornar as caixas de origami.

Niver Dotan 2017.png

No dia 30, comemorarei o aniversário do Dotan do Ateliê na TV, ensinando os Tsurus (símbolo do origami). Muitas alunas na Mega me pediram pra ensiná-lo, como tínhamos um tema – embalagens, não foi possível. Mas agora poderei ensinar, quem puder, apareça no evento (flayer anexado com informações). Ficarei no evento das 9h às 12h, ok?!

Passo-a-passo:

passo-a-passosol-copy

Captura de Tela 2017-07-06 às 07.50.19

Abraços Dobrados Parceiros.

 

“EU TE AMO” À MANEIRA ITALIANA!

Há muito tempo, ganhei este bombom de um amigo (hoje meu marido, rs) que é descendente de italianos. Amei. Os bombons vêm embrulhados em um papel com mensagens de amor de todos os tipos: românticos e fraternos, rs. Veja abaixo o significado. Agora, eu fiz umas lembrancinhas com ele, usando como embalagem uma rosa (criação de Evi Binzinger, e chama-se Evi Rose). Não ficaram fofas? E, lógico, usei os lindos papéis da Filiperson, os novos Filipaper Classics Perolados!

https://www.lojafilipaper.com.br

Curiosidade:


UM BEIJO É O CORAÇÃO DE CADA HISTÓRIA DE AMOR E O BACI PERUGINA É UM MENSAGEIRO ÚNICO DE UM BEIJO INESQUECÍVEL COM UM SABOR TOTALMENTE ITALIANO. BACI® PERUGINA® É MUITO MAIS DO QUE UM SIMPLES CHOCOLATE, É PERFEITO PARA DIZER “EU TE AMO” À MANEIRA ITALIANA.”

Baci® Perugina® tem uma deliciosa história de amor que começa em 1922 em Perugia, uma cidade medieval no coração da Itália.
Baci® Perugina®, avelãs misturadas ao chocolate, faz milhões de pessoas expressar seu amor. Tudo começou quando Luisa Spagnoli, uma jovem fabricante de chocolates, criou um bombom especial para o seu amado. O bombom de chocolate, originalmente chamado cazzotto (soco) porque a sua forma evoca um punho, foi envolvido em uma carta de amor, o Bilhete de Amor que ainda hoje faz o Baci® Perugina® ser único. Tudo sobre ele era perfeito, mas o nome. Era tão delicioso e doce como um beijo, um bacio, em Italiano. E então Bacio® Perugina® tornou-se seu nome. Esta história romântica e muito Italiana é a origem de Baci® Perugina®, ícone de qualidade e símbolo de excelência e paixão.

Papéis Filipinh0 

Expo São Paulo + Mega Artesanal + Parceria Filiperson 

Meus origamis estarão na Expo São Paulo – (antiga Imigrantes) no estande da Filiperson Papéis Especiais – Mega Artesanal 2017. Não percam!
Abraços Dobrados

 

Quarta e Terceira postagem do mês – Junho de 2017 – Parceria Filiperson

Hoje postarei embalagens caixas-surpresa de origami. Eu ensinarei nas aulas que darei no estande dos Papéis Especiais Filiperson, em julho, por isso eu não vou colocar o diagrama agora, só depois da Mega Artesanal, ok?

03.cx mega aula surpresa 2017

Aqui elas estão sem a customização, apenas as dobras. Caixa masu simples, que pode funcionar com tampa de caixas comuns.

 

Confiram abaixo como elas ficam depois de customizadas. Fofas, não?! Isso mesmo, solte a sua criatividade e faça você mesa a sua caixa surpresa.

Os novos papéis Filipaper Classics Pérola são lindos! Eles têm um brilho na superfície, parecendo um gliter, que dão um destaque a mais para o papel. Ele é multiuso no formato A4, na gramatura 180g/m2 (20 folhas) com cores vibrantes. Ideal para elaboração de convites, lembranças, cardápios, embalagens e outros.

 

Aqui usei os vários tipos de papéis como os acima citados, os Decor Scrap e até o papel Filipaper Transparência e Filipaper Etiquetas. Ficou divertido, não?

a-arte-postal-argentina-macpapel-filiperson.jpg

scrp30-5

Abaixo, na foto, fiz um tsuru transparente com o Filipaper Transparência e inseri dentro dele umas flores recortadas com furador de papel em formato de flor. Adorei a transparência! Me lembrou o avião da Mulher Maravilha, rs.
Abraços Dobrados Voadores.

 

04.cx mega surpresa 2017

#

Segunda postagem do mês – 12 de Junho de 2017 – Parceria Filiperson

2. Cx Cartão Perola

Chegaram os novos papéis Filipaper Classics Pérola. São lindos! Eles têm um brilho na superfície, parecendo um gliter, que dão um destaque a mais para o papel. Ele é multiuso no formato A4, na gramatura 180g/m2 (20 folhas) com cores vibrantes. Ideal para elaboração de convites, lembranças, cardápios, embalagens e outros.

 

Aqui eu dobrei um cartão/caixa que poderá ser usado como cartão, convite de festa ou como uma embalagem para pequenos objetos, pois aberto vira uma caixinha.

Nas fotos utilizei os papéis Filipaper Classics Pérola Creme, Marfim, Vermelho, Azul, Preto, Café e Prata.

20170527_145611

Para o Dia dos Namorados, um cartão apaixonado contendo um coração de papel, dobrado com o Filipaper Decor A4, estampado com corações também!  Esse cartão ficará lindo com um presente especial.

1.Cx Cartão Perola

DSC00988.JPG

Já estão a venda na loja virtual: Filipaper Classic Pérola e Filipaper Decor.

#

Primeira postagem do mês – 01 de Junho de 2017 – Parceria Filiperson

Giraflor livro

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson.

As minhas Giraflores farão parte da exposição, e foram dobradas com Filicolor Cartolina Amarela, elas ficaram com 50 cm de altura!

Giraflor medidas

As que ensinarei nas aulas serão dobradas com o Filipinho Color Cards A3, e ficaram com 28 cm de altura.

Giraflor cartolina zoom

Giraflor Cartolina

Tanto as cartolinas com o Filipinho A3 são fabricadas nas cores Lumi, que são mais vibrantes. A Giraflor também pode ser dobrada com o Filipinho Bloco Criativo.

Giraflor cartolina zoom2

Não percam! Estaremos esperando por vocês!

giraflor

Captura de Tela 2017-05-31 às 10.27.03

#

Quarta postagem do mês – 22 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson.

MEGA NOVOFLYER TEREZA2017

O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda Apolo, a terceira é o 14 BIS ( (já postados aqui). A quarta é CARRO (alegórico -uma palinha, rs) – A princesa Tsuruyama e os grous encantados! (Mail Art CupCake no MuBE – 2013) que vocês já conhecem, vide links e vídeo abaixo. Fiz algumas alterações para a próxima exposição e ela ganhou um carro alegórico com a técnica da dobradura, e com os papéis Metallicas Roxo da Filiperson Scrap (30,5cmx30,5cm) que adoro!

carropalinha

Já está a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br

filipaper-scrp30-5-folheto
4ª Edição do projeto Mail Art do Museu Brasileiro da Escultura
A princesa Tsuruyama e os grous encantados! no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=lg74hlpv0HM&w=560&h=315]
http://mailartcupcake.blogspot.com.br/2013/11/cupcake-da-tereza-yamashita.html?spref=f

03.Filipinho mascara carnaval2017

dsc09572

#

Terceira postagem do mês – 15 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson

14 bis

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson. O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda Apolo (já postados aqui), e a terceira é o 14 BIS!, vou dar uma palinha do avião com os meus Tsurumorfos dobrados com kraft também, rs. Novidade, encontrei um espaço para expor os meus Tsurusmorfos. Aguardem!

02.TsuruMetamorfoAlumínio Todos 04.04042017


Papel utilizado foi o Kraft Scrap (30,5cmx30,5cm) que adoro!
Curiosidade: Vejam que coincidência, em janeiro de 2017 fui visitar o Itaú Cultural e haviam quatro exposições, e uma delas era Santos-Dumont. O meu 14 Bis não ficou tão elaborado quanto o da exposição, mas ficou muito fofo, uma adaptação com origami/dobradura – com o princípio da Masu Box, rs.

Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

Confiram fotos no Face Book.

 #

Segunda postagem do mês – 08 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson 

Brincando com Estrelas/Cestinha 2 em 1, Módulo Lunar Embalagem e Sapomorfo – rigami 3 em 1.

 

 

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson. O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda É Apolo (o foguete é surpresa!, rs) mas vou dar uma palinha, o módulo lunar embalagem, o Sapomorfo e o astronauta que farão parte da exposição e fotos da embalagem estrela/cestinha (2 em 1), que ensinarei nas aulas.

 

Papéis utilizados foram: Os papéis utilizados foram Filipaper Metallics Azul (lindo, não?!), Decor Poá Azul/Branco e para o capacete do astronauta, o Filipaper Inkjet Transparência! Para as embalagens papel Decor Poá Branco/Prata e Prata/branco, e Metallics Roxo e Rosa.

Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

Curiosidade: Assistam ao vídeo ou vejam a matéria do engenheiro da Nasa, Robert Lang, que virou origamista!

Robert lang2017-05-03 às 07.40.54.jpg

http://www.hypeness.com.br/2017/03/a-intrigante-historia-do-fisico-da-nasa-que-largou-tudo-para-se-dedicar-ao-origami/

https://www.youtube.com/watch?v=DJ4hDppP_SQ

#

Primeira postagem do mês – 01 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson 

[ Dia do Trabalho e Greve Geral]

Nem sei o que comentar, apenas que estou muito desiludida e triste com o nossos governantes e com o ser humano em si, tanta corrupção e falta de ética. Sinto tanto pelos nosso filhos, e pelos seus filhos. Estamos deixando um mundo caótico, sem perspectivas para os jovens. Como o Teo Adorno comenta, nós estamos indo pra uma Terceira Guerra Mundial, eu preferiria (um sonho) que um dia fizessemos uma revolução do altruísmo, pois a empatia e a ética consistem em dois dos fundamentos do altruísmo, porque é importante que uma pessoa se coloque no lugar da outra, entendendo o que ela está passando e atuando de acordo com isso. Que um dia iremos tomar consciência que tudo é passageiro, principalmente a parte material, que somos nada perante o universo, e o homem com toda a sua inteligência, é o único que constrói e que ao mesmo tempo destrói. Enfim, a vida é um ciclo, tudo que fazemos tem um retorno. Enfim, desejo: “Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, nos acompanhe em todos os momentos!”

Para relembrar… Gosto muito desse livro e dos seus contitos. Tenho um carinho especial por ele. Assim, homenageio de maneira singela as mulheres batalhadoras e dedicadas. “Paz para o Dia das Trabalhadoras/Batalhadoras”, rs.

Link: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/dia-do-trabalho/

Série embalagens: Caixas para o Dia das Mães 

Caixinhas dia das maes

Continuando com a série embalagens, fiz vários modelos com o Origami Box (Mazu) tradicional com decoração de origamis diversos (coração, mandala e tsurus).

caixinha dia das maes2

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br.

Pra mim, o Dia das Mães é triste ( a minha mãe já partiu, veja um link com um texto em sua homenagem: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/como-surgiu-o-dia-das-maes, e ao mesmo tempo alegre, pois tenho uma filha linda, que me faz sentir a mãe mais realizada e coruja do mundo, rs.

tresgeraccca7occ83es

Aqui outro link sobre o o dia: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/cartoes-dia-das-maes.

Já fiz diversas caixas e cartões, e já participei de vários bazares para esse dia festivo.

bazarmari-tereza.jpg

Vejam o link da Parceria Filiperson 2015 e 2016 (https://yamashitatereza.wordpress.com/parceria-filiperson-artista-qualificada/), lá, eu disponibilizo alguns diagramas de caixas e cartões!

Novidades supimpas!

Bom dia! Esta será uma das peças que farei para a exposição do estande da Filiperson (parceria) na Expo Imigrantes-Mega Artesanal de 11 a 16 de julho de 2017. Estarei no estande ensinando a técnica de origami, com a companhia das queridas professoras de spcrapbook. Este será o terceiro evento/ano que participo.

Papel Noe

Infelizmente a nossa querida analista de marketing, a Denise, não estará mais conosco, snif. Aproveito para agradecer os dois anos de evento com a sua organização, arigatou, e sorte em sua nova jornada, torcendo daqui de Sampa. Este ano, a organização ficará com a Taynara, seja bem-vinda! Será um prazer conhecê-la pessoalmente em julho. Ah, e uma das professoras de scrap, virá exclusivamente do Rio de Janeiro para a feira. Viva!

Arca vista superior superior

O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Lindo não?!
Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, uma delas será a Arca de Noé, “Poemanimais”, os outros títulos aguardem!
Abraços Dobrados Agradecidos e Mãos e Mente em Movimento.

Arca vista superior


Queridxs origamigxs, vocês estão todxs convidadxs para essa mega feira de criatividade, com os lindos papéis da Filiperson!

Lançamento! Aguardem, teremos os novos papéis Colors Set A4 e para scrap (30,5cmx30,5cm), papel colorido na massa, com 11 cores, e produzido com celulose ECF, proveniente de árvores reflorestadas, urhruuu! Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

 #

Quarta e última postagem do mês – 24 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

[Bom dia! Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé]

Arca Noe

Bom dia! Para o feriado. Abraços Dobrados Animais
Fim da nova série Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé
Quarta e última postagem do mês de Abril, parceria Filiperson Papéis Especiais.

1.Tsuru, 2.Foca, 3.Cachorrinho, 4. Canguru, 5.Macaco + Kabuto, 6.Arara, 7.Rato, 8.Tartaruga, 9.Dinossauro Rex, 10.Gato, 11. Zebra, 12.Lula, 13.Pato, 14.Beija-Flor, 15. Sapo, 16.Girafa, 17. Pinguim, 18. Leão, 19. Caranguejo, 20. Panda.
Foram dobrados vinte animais do livro “Poemanimais” em duplicata + um kabuto (chapéu de samurai) + duas borboletas (extras) + uma Arca de Noé para acomodar os casais de animais.

Captura de Tela 2017-04-21 às 07.07.44.png

Mais Fotos no faceBook, clique aqui!

Bom dia! Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé
1.Tsuru, 2.Foca, 3.Cachorrinho, 4. Canguru, 5.Macaco + Kabuto, 6.Arara, 7.Rato, 8.Tartaruga, 9.Dinossauro REx, 10. Gato, 11. Zebra.

Captura de Tela 2017-04-20 às 05.25.09

Todos animais macaco

Começando a nova série Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé para a próxima exposição em julho, da parceria Filiperson (quarta postagem do mês de Abril).

Foram dobrados vinte e três animais do livro “Poemanimais” em duplicata + um kabuto (chapéu de samurai) + duas borboletas (extras) + uma Arca de Noé para acomodar os casais de animais, rs.

Os papéis utilizado foram vários, para os animais a maioria foi o Filipinho Bloco Criativo, Filipinho Color Cards A3, papel Decor com estampas variadas e papel Metallics com várias cores.

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br.

POEMANIMAIS (edição especial de apenas cem exemplares), livro de poemas dedicados aos bichinhos de origami, para faixa etária de 6 a 10 anos. Para menores, leitura compartilhada com um adulto. Com as lindas ilustrações do Teo Adorno.

Captura de Tela 2017-04-18 às 06.34.48

“Criar, inventar, dobrar e usar a imaginação. Usar as mãos para compreender o papel, as formas, as cores e o mundo. Atenção: Os poemanimais chegaram! Vieram voando, nadando, saltando, correndo. Eles desejam aproximar as crianças do mundo mágico da poesia e do origami.”

“ Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe você em todos os momentos.”

#

Terceira postagem do mês – 17 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando a Série Embalagens!

 

Dobrei uma embalagem em formato de cisne. Na asas que formam uma bolsa, poderemos colocar ovos de Páscoa e outros doces, ou apenas utilizá-los como enfeites de Natal. pois lembram uma pomba da paz também.

03.Swan Conteiner cisne

Curiosidades:

“Com a sua graça, leveza e brancura imaculada, o cisne a epifania da luz, tanto diurna, solar e masculina, como noturna, lunar e feminina. O cisne pode encarnar estas duas luzes, carregando sentidos opostos. No entanto, o cisne também pode simbolizar a síntese das duas luzes, solar e lunar, ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, ele torna-se andrógino, criando uma aura de mistério sagrado.
O simbologia do cisne está presente em diferentes culturas, desde a Grécia antiga, e há muitas mitologias envolvendo o cisne. O cisne pode possuir diferentes avatares de acordo com a cultura, como o ganso, a gaivota e até mesmo a pomba. Quando o cisne incorpora a luz solar, ele simboliza a masculinidade fecundadora, e a ação. Quando incorpora a luz lunar, o cisne simboliza a feminilidade e a contemplação.
Para o filósofo e poeta Bachelard, o cisne sintetiza o masculino e o feminino, é a imagem da figura hermafrodita. O cisne representa o desejo de que as duas polaridades do mundo, manifestadas na luz solar e na luz lunar, se confundam. Para os alquimistas, o cisne contempla a união dos opostos, fogo e água, e é usado por estes como o emblema do mercúrio devido a sua cor e volatilidade de suas asas. O cisne representa o primeiro desejo, que é o desejo sexual, e o seu canto representa as juras de amor dos amantes e a morte amorosa. O cisne morre cantando e canta morrendo. No extremo Oriente, o cisne simboliza elegância, coragem e nobreza. Simboliza também a música e o canto. O cisne negro é um conto escandinavo que apresenta uma inversão simbólica da imagem do cisne. No conto, uma princesa virgem enfeitiçada aparece transformada num cisne negro. A virgem sanguinária, para livrar-se da maldição, mergulha num tanque de água purificada, sendo exorcizada e tornando-se um cisne branco, podendo finalmente viver o seu amor.” Fonte: Dicionários de Símbolos.

02.Swan Conteiner cisne

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor Metálico Prata e Decor Metallics A4 Ouro.

01.Swan Conteiner cisne

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

Segunda postagem do mês – 10 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando a Série Embalagens!

Dobrei uma embalagem no formato de bolsinha. Muito fofas, não?! Para pequenas lembranças, mimos, etc. O seu presente ficará muito mais gracioso.

 

Curiosidade: para relembrar
Bolsas mágicas (crônica de 2016 – 3 de março)
Tereza YamashitaBolsa ilustraBolsas de diversos tipos. Algumas são férteis, outras não.
Quando pequenas, as nossas mães, avós, tias ou madrinhas nos presenteiam com uma minúscula bolsa, acham charmoso, elegante. Dizem que nos tornam mais femininas. Já na infância aprendemos a reconhecer, a cuidar e a zelar por elas.
A bolsa até pode estar vazia, o que carregar nela? Uma boneca? Um doce? Documentos? Ainda nem tomamos consciência da nossa existência como mulher… Andamos com a cabeça no mundo das nuvens. Se a perdemos ou a esquecemos em cima do balanço, somos acusadas de meninas desleixadas. Se a deixamos aberta, meu Deus, o mundo vem abaixo!
Crescemos mais um pouco, já fomos muito bem treinadas. Agora somos nós que queremos usar a bendita ou maldita bolsa… a nossa independência. Nos sentimos mais confiantes, mais adultas. Queremos imitar as mulheres com seus saltos altos, e, como não podemos usá-los, as bolsas compensam esse desejo.
Se alguém nos observa, tímidas, logo pegamos a nossa bolsa, abrimos e fingimos que estamos procurando algo muito importante dentro dela. Nossos sonhos, nossas lembranças, nossas mágoas? Ainda não sabemos, ainda somos ingênuas e simplesmente, imitamos as outras mulheres e, principalmente, nossas mães.
A bolsa vai tomando vida, criando alças e crescendo, e a cada dia se torna mais importante. Não vivemos sem ela. Se a esquecemos, é como se saíssemos nuas pelas ruas.
Os formatos da bolsa vão se modificando em relação à moda e as gerações: grandes, pequenas, de crochê, de papel, de lona, em formato de mochila, de pasta, de saco, enfim… Bolsas hiper-mega-coloridas, com tons claros, com tons neutros, pretas, brancas, transparentes. Importadas, nacionais ou falsificadas.
Guardamos dentro delas: um ou dois celulares, cartão de crédito, um batonzinho, uma escova de cabelo, um kit de higiene bucal, um absorvente, uma caixinha de lenço, algumas moedas, um mini-guarda-chuva, um kit costura, mamadeiras, fraudas, um chocolate, um estojo com canetas, um estojo de maquiagem, um óculos de sol, uma caixinha de Band-Aid, um rolo de fita adesiva, uma chave de fenda, uma calcinha, uma blusa, preservativos, brinquedinhos sexuais, um porta remédios e cerejas… enfim coisas básicas. Outras extrapolam, e aí nem as outras mulheres entendem. Armas de fogo, canivetes, drogas e afins.
As bolsas das mulheres, dizem os homens, são mágicas, charmosas e sedutoras. Eles não resistem, querem conhecê-las, senti-las ou penetrá-las. Querem tocá-las, até mesmo, algumas vezes, sem a nossa permissão.
Eles não conseguem imaginar o que carregamos nelas. Pra eles, somos esquisitas e loucas. Carregamos o mundo dentro de nossas bolsas… até a vida de outro ser. Na tradição, ou por pura superstição, e até mesmo por simples higiene, diz a regra que não podemos deixar as nossas bolsas em qualquer lugar. Bolsa aberta e no chão atrai mau agouro, você fica perdida. Você perde a sua identidade. Não podemos deixá-las abertas e não podemos abri-las para qualquer estranho. Mas ainda hoje, se o fizermos, o mundo se importará? Outros tempos!
Ao logo da vida, nossas bolsas vão ficando mais personalizadas, independentes e muito mais interessantes. Da bolsa da menininha que ficava vazia, agora ela vive cheia de mistérios, sonhos e segredos. Algumas bolsas continuam vazias por opção, outras cheias, por obrigação. Infelizmente, outras rasgadas, por terem sido forçadas a se abrir.
Bolsas e suas mulheres, ou mulheres e suas bolsas. Quantos segredos podemos guardar nesse ninho tão aconchegante e devastador? Nossa sina é carregarmos uma bolsa desde que nascemos. Creio que é por isso que nós mulheres idolatramos nossas bolsas e não vivemos sem elas.
Que cada mulher cuide muito bem de suas bolsas.

03.Bosinha Presente

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor vários padrões. Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

 #

Primeira postagem do mês – 01 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando com a Série Embalagens

Os meses de junho e julho estão chegando… e com elas, as Festas Juninas.
Eu adoro pipoca salgada (a doce menos, rs) e para o outono inverno uma pipoquinha com um café bem quentinho, e claro, pipocas acondicionadas em uma embalagem muito charmosa ficam muito mais saborosas.

03.Abril - Postagem embalagem pipocachoco

Obs: Na embalagem, pipoca de papel crepom para o Dia da Mentira, hahaha. Curiosidade sobre o dia no link abaixo:
https://yamashitatereza.wordpress.com/tsurus-metamorfos/

Curiosidade: Qual é a origem da pipoca?
Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo! Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas – até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.
O interior do grão está cheio de água, que, sob calor intenso, se expande até fazê-lo explodir. Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.
Fonte: Redação Mundo Estranho – 2011.

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor Xadrez e Flor. Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

Obs: Essa embalagem (pipoca ou chocolate) e outras, eu ensinarei no estande da Filiperson na Expo Imigrantes, na Mega, em julho. Aguardem!

 

[ Mãos em Movimento! Mais uma missão cumprida]

Tarde de domingo bem divertida. Nossa, quanta mulher querendo aprender. Fico contente em poder divulgar a milenar arte do origami. Muitas comentaram que foi a primeira vez que dobraram, tinham receio de não conseguir, outras não conheciam a técnica, outras se encantaram com os papéis e resolveram parar pra dobrar e experimentar o papel da Parceria Filiperson Papéis Especiais. Até as crianças dobraram a cestinha. Mas na correria esqueci de tirar muitas fotos, snif. A AfricanArt/Ateliê na TV sempre nos recebendo com muito carinho, ganhei uma caneca muito fofa, como recordação do evento. Arigatou a todas as pessoas que prestigiaram o evento, adquiriram meu Kit Monstrinho Devorador de Livros, e a querida professora que adquiriu o meu “Poemanimais” para os seus alunos.
Abraços Dobrados para o Dotan e para a Cláudia, pelo convite, os dois sempre muito animados e simpáticos. Abraços Dobrados Agradecidos.

Mais fotos no FB: https://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/media_set?set=a.1623551450991720.1073742027.100000106419607&type=3&pnref=story

Passo-a-passo:

paso ceta pascoa

Quarta postagem do mês – 20 de Março de 2017 – Parceria Filiperson – Etiquetas + African Art

Amanhã divulgarei, das 13h às 17h, a milenar arte do origami na AfricanArt, no estúdio do Ateliê na TV. Estão todos convidados! Venham conhecer o lançamento dos papéis Decor para Scrap no formato quadrado 30,5cmx30,5cm!

Aproveito para divulgar também (adiantado) a quarta postagem da Parceria Filiperson.


Como os papéis da linha Filipaper não são específicos para origami, pois a maioria dos papéis são em formato retangular (A4), há uma pequena sobra de papel, pois quando cortamos o papel para origamis, tradicionalmente em formato quadrado. Eu sempre dou a dica, as sobras poderão servir como base para origamis menores, ou como cartão de visita (vejam exemplo da foto).

Passo-a-passo: https://yamashitatereza.wordpress.com/parceria-filiperson-2017/

Eu os utilizo de duas maneiras: como cartão de visita ou como amostra de papel. No meu caso que é bem específico, para divulgar os papéis da da linha Decor.

Ah, uma novidade! Eu experimentei a linha Filipaper Etiquetas e adorei! Além de serem práticas, a embalagem vem com uma grande quantidade, são 3.000 mil etiquetas! A dica é, antes de imprimir, fazer um layout com o posicionamento das medidas das etiquetas bem certinhas, assim o seu texto sairá no centro das etiquetas. Lembrando também que os papéis da Filiperson são Acid Free, não ficam amareladas com o tempo.

Abraços Dobrados Agradecidos e Mãos em Movimento!

Confira a loja virtual com todas as informações:
https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,lancamento,1,ofertas.htm

#

Terceira postagem do mês – 12 de Março de 2017 – Parceria Filiperson + African Art

Adiantando a terceira postagem (série embalagens), rs. Agora com dupla parceria: Parcerias Filiperson + African Art/Ateliê na TV! 

Em abril teremos muitas datas comemorativas como: a Páscoa, no dia 16, o Dia do Índio, no dia 19, o Tiradentes, no dia 21, e o Descobrimento do Brasil, no dia 22. Sendo assim, eu ensinarei a fazer uma embalagem de origami para a Páscoa, da minha série embalagens, parceria com a Filiperson.

No dia 19 de março, domingo das 13h às 17h, eu estarei no estúdio do Ateliê na TV – na loja African Art, comemorando o Dia do Artesão. Eu fui convidada pela querida produtora Cláudia. Arigatou! A loja fica perto do famoso clube Palmeiras, na Turiassú, onde gravei o passo-a-passo da Giraflor.
Será um fim de semana divertido, com muitas professoras demonstrando, divulgando e vendendo os seus trabalhos. Eu irei divulgar os meus trabalhos de origami, juntamente com os meus livros infantis.
Estão todos convidados, venham curtir um domingo diferente, sem estresse e Mãos em Movimento!

Abaixo alguns links com curiosidades no Abraços Dobrados sobre a Páscoa. Confiram:
Relembrando posts sobre a Páscoa: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/pascoa

Coelho Bocarrão na Ciência Hoje das Crianças, com vídeo explicativo, passo-a-passo. https://yamashitatereza.wordpress.com/2015/03/15/coelho-bocarrao-pascoa-2013

No meu horário, teremos:
• Para aprender a dobrar: Cestinha para Ovos de Páscoa

• Para vendas: Kits do marcador de páginas: Monstrinho Devorador de Livros para aprender e exemplares do meu livro “Poemanimais”. Não percam, últimos exemplares com autógrafo e dedicatória especiais da autora!

Curiosidades sobre o artesanato:
Há muito preconceito quando se fala de artesanato, mas fiz uma pesquisa e descobri coisas muito interessantes sobre essa atividade, abaixo eu selecionei algumas delas:
“O artesanato, assim como a moda e o design, está incluído no que se convencionou chamar economia criativa, ideia que engloba a produção de natureza intelectual e simbólica. Há, hoje, um movimento grande no Brasil e no mundo inteiro de valorização da economia criativa.
Fonte: http://www.blogacesso.com.br/?p=7779

Regulamentação da profissão
“O Brasil tem cerca de 10 milhões de artesãos. Gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração. Comemorado neste sábado (19), o Dia Mundial do Artesão deste ano terá um sabor especial, será a primeira celebração da data após a regulamentação da profissão, em 22 de outubro de 2015. A lei 13.180 que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão contou com forte apoio do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. [A regulamentação da atividade do artesão foi uma grande conquista para um setor com tanto potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país], avalia o ministro. Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade. Apesar da importância econômica, o artesão só passou a ter direito a carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação com a sanção da lei.” Fonte:  http://www.turismo.gov.br/chamadas/6032-a-import%C3%A2ncia-do-artesanato-para-o-turismo.html

“Os empreendedores do DIY – “Faça Você Mesmo”
As estratégias de empreendedores que estão ganhando dinheiro com artesanato, matérias-primas e acessórios para trabalhos manuais – um mercado que movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano no Brasil. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8,5 milhões de brasileiros fazem algum tipo de trabalho manual, por passatempo ou para complementar a renda. Boa parte da clientela é formada por mulheres que complementam a renda vendendo artesanato — ou então por gente interessada em aprender algum passatempo, como trabalhos manuais para acabar com o estresse” Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/faca-voce-mesmo/

História do artesanato
“A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves. O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. O principal objetivo do artesanato é de viabilizar uma geração de emprego e renda para milhares de famílias e fortalecer o desenvolvimento sustentável em todo o Brasil. Sua atuação está focada no apoio ao artesão e na preservação da tradição e da arte popular respeitando e destacando as peculiaridades de cada região do Estado.” Fonte: Arte Brasil

Novidade: papéis para scrap (30,5cm x 30,5cm) com várias e lindas estampas.

#

Segunda postagem do mês – 06 de Março de 2017 – Parceria Filiperson

01-embalagem-barco-com-papeis

Continuando com a Série Embalagens!

O nosso querido Filipinho de feltro ganhou dois amiguinhos/personagens: o Ham e o Hot, hahaha. Brincadeiras à parte… eu fiz uma embalagem para sanuíches/festas , bem fáceis de dobrar e bem práticas.

Uma delas seria para o famoso hamburger e a outra para o tradicional Hot Dog. Chamei de embalagem “Barco”, porque ela tem a estrutura de um barco sem vela.

02-embalagem-barco-cose-papel

Utilizei a linha de papel Deccor da Filiperson, pois com a gramatura de 180g elas ficam bem resistentes. Creio que ficaram fofas, não?! Ah, essa embalagem eu ensinarei a dobrar no estande da Filiperson, na Expo Imigrantes, em julho, na Mega. Por isso, eu não postei o diagrama ou passo-a-passo, ok?! Esperamos vocês lá! Para aprenderem a dobrar essa divertida embalagem, e para vocês conhecerem o trio: Filipinho, Ham e Hot que são muito fofinhos e estarão na miniexposição, rs.

03-embalagem-ham

Abraços Dobrados Divertidos e Saborosos (apenas aos olhos), hahaha.…

04-embalagem-hot 05-embalagem-hot-papel

#

Primeira postagem do mês – 01 de Março de 2017 – Parceria Filiperson

flor-lotus-vazias2010-11-02

flor-de-lotus-branca-close2010-11-03
Forminhas de doces em formato da Flor de Lótus – Continuando com os posts de embalagens. Aqui fiz uma peça de feltro imitando um bombom de chocolate, rs.

flor-de-lotus-dois-tipos-2017

flor-de-lotus-diagonal-2017

“No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

Lenda da flor de Lótus no budismo

Na lenda do Budismo relata-se que quando o Siddhartha, que mais tarde se tornaria Buda, deu os seus primeiros sete passos na terra, sete flores de lótus brotaram. Assim, cada passo dele representa um degrau no crescimento espiritual.

Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pela abertura das pétalas das flores de lótus, que podem estar totalmente fechadas, semiabertas ou completamente abertas, dependendo do estágio da expansão espiritual.

flor-de-lotus-tres-2010-11-03

Significado das Cores da Flor de Lótus

Lótus Rosa: a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, sendo relacionada com personagens divinas, como é o caso de Buda.

Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.

Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.

Fonte: Significados

Papel utilizado:

Flor/Pétalas: Papel da linha Filipaper Multiuso Vergê, 75g ou Filipinho Sulfite.

Flor/Folhas: Papel da linha Filipinho Color 85 nas cores azul e rosa.

flor-lotus-aula-2017

Passo-a-passo: Oito módulos de flor (8 retângulos de 15cmx7,5cm) e Quatro módulos folhagens (4 retângulos de 15cmx7,5cm). A partir de uma folha de sulfite A4.

flor-de-lotus-passo-a-passo-flor-folha-2017-copy

Como montar a flor de Lótus.

passo2-cris-turek

[Primeira participação no Ateliê na TV – Rede Vida – 24 de fevereiro de 2017]

Feliz com as 4.028 visualizações dos meus livros e da personagem Giraflor, através do vídeo da parceria Filiperson e Ateliê na TV! Abraços Dobrados Agradecidos.

Captura de Tela 2017-03-08 às 14.33.28

dsc09391

Acabei de chegar da gravação, sempre é um novo aprendizado. A disposição das câmeras, o espaço e a mesa. Tudo é novidade, sempre me sinto uma marinheira de primeira viagem, inexperiente com as câmeras, elas me dão um baile, hahaha. Fico imaginando como deve ser a vida dos atores de TV, não deve ser nada fácil.

dsc09376

Enfim, muito agradecida pela oportunidade de mostrar o meu trabalho de literatura infantil (“Mãos Mágicas“, “Ganhei uma menina!“ e “Poemanimais”) e de origami ao grande público da TV. Arigatou!

dsc09379dsc09380

Grata ao apresentador Dotan e toda a sua equipe: o Luiz, a fofa da Cláudia (produtores), os meninos da gravação e a maquiadora, sempre muito simpáticos. Todos estão de parabéns. Valeu!

dsc09388

Arigatou pela parceria Filiperson Papéis Especiais. Valeu, Denise!

dsc09381

girafas-em-cima-papeis

Conheci a outra professora que também gravou, ela é da casa, já grava há 7 anos! Muito simpática e caprichosa com os seus lindos bordados.

Enfim, missão cumprida! A gravação da aula passará na Rede Vida no dia 8 de Março, Dia das Mulheres, às 10h50. Feliz Dia das Mulheres adiantados. Viva!

Abaixo fotos com toda a equipe e algumas fotos dos bastidores, hahaha.

dsc09392

dsc09389

Mais fotos no FB: https://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/media_set?set=a.1595149923831873&type=3&pnref=story

Abraços Dobrados Agradecidos, Mãos em Movimento e um ótimo Carnaval pra todos.

 #

Quarta e última Postagem do mês – 21 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Flor de Lótus para próxima exposição. Aguardem!

06okflor-de-lotus-carnaval

Fotos: Tereza Yamashita

“No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

01ok-flor-de-lotus-pornta1

Significado das Cores da Flor de Lótus
Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.

02okflor-de-lotus-pronta3
Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.

Na próxima postagem, em Março, ensinarei a dobrar forminhas de doces em formato da Flor de Lótus. Aguardem!

03-flor-de-lotus05

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam. Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

05-flor-de-lotus-saptinho
A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó. É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.”
Fonte: https://www.significados.com.br/flor-de-lotus/

01-flor-de-lotaus-2017-modulosjuntos

Flor de Lótus modular.

#

[ Gravação no Ateliê da TV ]

parede-atelie-na-tv-2017

Boa noite. Até agora sem internet. Um caos, rs.
Foi divertido e prazeroso conhecer o estúdio do Ateliê na TV. Gravação para vinheta de algumas peças de origami com os papéis da Filiperson.

tereza-atelie-na-tv-2017

Adorei reencontrar as queridas professoras da parceria Mega. Parabéns para toda a equipe da produção, foram muitos gentis conosco. Uma mesa linda com bolos e sucos na sala de recepção.

meninas-2-atelie-na-tv-2017

Para guardar de lembrança o momento criativo, nós tiramos algumas fotos. Ah, até encontrei uma querida amiga, a Roberta, mas esqueci de tirar fotos, snif. E um rapaz que me reconheceu, disse que dei aula de origami pra ele no ano passado. Em julho nos reencontramos novamente!

atelie%cc%82-na-tv2017-02-21

Abraços Dobrados Agradecidos e Filmados.

Terceira Postagem – 14 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Esquenta que o Carnaval está chegando!

carnaval-2017-tsuruyama-vista-superior

filipinho-mascara-carnaval2017

Fevereiro é o mês do Carnaval, e a Princesa Tsuruyama não aguentou e entrou pra ala dos mascarados, rs.
Agora com novos adereços (máscara de origami e complementos em origami 3D) e ganhou também, um novo companheiro de Folia & Alegria, o Filipinho. Nesse carnaval não percam a oportunidade: Mãos e Pés em Movimento, hahaha.

carnaval-2017-tsuruyama-mascara

Diagrama origami 3D módulo.

diagrama-3d

Impossível não sofrer com à influência do Carnaval em nossas vidas. A criatividade nos desfiles, todo o trabalho dos artistas e carnavalescos, é de tirar o fôlego! Acho bonito a Ala das baianas. Enfim, até já escrevi um conto (Minha vó não ouve bem, mas é dez!) sobre o carnaval, no livro “Dias Incríveis”, uma pequena homenagem às queridas avós, à terceira idade e ao Carnaval! Confiram o link do post em: https://yamashitatereza.wordpress.com/2014/03/01/dias-incriveis-carnaval/

carnaval-callis2013

Já escrevi também um poema/crônica sobre as máscaras de carnaval, confiram no link: https://yamashitatereza.wordpress.com/cronicas/ – “Segunda crônica de 2016 – 2 de fevereiro”

mascaraparceria06-2016-02-02

carnaval-2017-mascara-cronica1-1

Para essas máscaras, eu utilizei os Papéis Filipinho, nos formatos A4 e A3.

mascaraparceira32016-02-02

filippinho-mascara-carnaval2017-2

A  Princesa Tsuruyama e eu adoramos participar de exposições! Em, 2013, participamos do Mail Art Cup Cake no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura. A  primeira participação da princesa. Fui convidada pela equipe que coordenou a mostra. Aqui trabalhei com um produto que era meramente de consumo, transformando-o, através da arte, em um produto com uma ideia e uma crítica, enfim, reforçando a proposta básica da arte: que os indivíduos não apenas aceitem o que veem, mas também questionem. Confiram o link com mais fotos e minientrevista: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/mail-art-cupcake-mube/

E, em julho, aguardem! A princesa estará brilhando em outra exposição! Viva.

dsc09572

Mãos e Pés em Movimento! Abraços Dobrados  Foliões.

#

Segunda Postagem – 10 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Origami 3 em 1 – Série Embalagens:
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta1-tudo
Gosto muito desse origami tradicional (forma básica do barco), de nível fácil. Ele é muito versátil pois utilizamos módulos que são encaixados. Podemos criar uma peça bem simpática, que poderá ter várias utilidades. Abaixo o passo-a-passo.
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-passo2
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-passo
Exemplos:
1. Embalagem que apelidei de Porta-Emoções, que poderá servir como um porta-retrato.
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta1-convite-metallics
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta2-metallics-vista-superior
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-convite-metallics1
2. Minilivro, que poderá servir como base para um livro de artista. Podendo ser ilustrado como no exemplo da foto. Em suas páginas, poderá conter poesia, frases, desenhos e o que a sua criatividade permitir. No modelo da foto, eu fiz apenas com 4 módulos, mas poderá ter quantos módulos você desejar.
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta4
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-poa3
Várias estampas, todas muito lindas!
papeis-zoom
Uma variação: Cartão de Felicitações, que poderá ser utilizado para o Dias das Mães, Aniversários ou como um convite também, para Casamento ou Aniversários e etc. Aqui você poderá usar dois ou três módulos. Os textos para os cartões você poderá imprimir nos novos papéis Premium, lançamento da Filiperson (foto).

3. Podemos criar um quadro, um mosaico colorido para as crianças, na volta às aulas, com o Filipinho.novo-2017-filipaper-premium Use a sua imaginação.
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-filipinho4
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-filipinho3
volta-aulas
Utilizei os papéis da parceria Filiperson: Papel Metallics para Scrap , Decor e Filipinho.
 filipaper-scrp30-5-folheto

 

 

 

Quarta e Terceira postagem do mês – Junho de 2017 – Parceria Filiperson

Hoje postarei embalagens caixas-surpresa de origami. Eu ensinarei nas aulas que darei no estande dos Papéis Especiais Filiperson, em julho, por isso eu não vou colocar o diagrama agora, só depois da Mega Artesanal, ok?

03.cx mega aula surpresa 2017

Aqui elas estão sem a customização, apenas as dobras. Caixa masu simples, que pode funcionar com tampa de caixas comuns.

 

Confiram abaixo como elas ficam depois de customizadas. Fofas, não?! Isso mesmo, solte a sua criatividade e faça você mesa a sua caixa surpresa.

Os novos papéis Filipaper Classics Pérola são lindos! Eles têm um brilho na superfície, parecendo um gliter, que dão um destaque a mais para o papel. Ele é multiuso no formato A4, na gramatura 180g/m2 (20 folhas) com cores vibrantes. Ideal para elaboração de convites, lembranças, cardápios, embalagens e outros.

 

Aqui usei os vários tipos de papéis como os acima citados, os Decor Scrap e até o papel Filipaper Transparência e Filipaper Etiquetas. Ficou divertido, não?

a-arte-postal-argentina-macpapel-filiperson.jpg

scrp30-5

Abaixo, na foto, fiz um tsuru transparente com o Filipaper Transparência e inseri dentro dele umas flores recortadas com furador de papel em formato de flor. Adorei a transparência! Me lembrou o avião da Mulher Maravilha, rs.
Abraços Dobrados Voadores.

 

04.cx mega surpresa 2017

#

Segunda postagem do mês – 12 de Junho de 2017 – Parceria Filiperson

2. Cx Cartão Perola

Chegaram os novos papéis Filipaper Classics Pérola. São lindos! Eles têm um brilho na superfície, parecendo um gliter, que dão um destaque a mais para o papel. Ele é multiuso no formato A4, na gramatura 180g/m2 (20 folhas) com cores vibrantes. Ideal para elaboração de convites, lembranças, cardápios, embalagens e outros.

 

Aqui eu dobrei um cartão/caixa que poderá ser usado como cartão, convite de festa ou como uma embalagem para pequenos objetos, pois aberto vira uma caixinha.

Nas fotos utilizei os papéis Filipaper Classics Pérola Creme, Marfim, Vermelho, Azul, Preto, Café e Prata.

20170527_145611

Para o Dia dos Namorados, um cartão apaixonado contendo um coração de papel, dobrado com o Filipaper Decor A4, estampado com corações também!  Esse cartão ficará lindo com um presente especial.

1.Cx Cartão Perola

DSC00988.JPG

Já estão a venda na loja virtual: Filipaper Classic Pérola e Filipaper Decor.

#

Primeira postagem do mês – 01 de Junho de 2017 – Parceria Filiperson

Giraflor livro

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson.

As minhas Giraflores farão parte da exposição, e foram dobradas com Filicolor Cartolina Amarela, elas ficaram com 50 cm de altura!

Giraflor medidas

As que ensinarei nas aulas serão dobradas com o Filipinho Color Cards A3, e ficaram com 28 cm de altura.

Giraflor cartolina zoom

Giraflor Cartolina

Tanto as cartolinas com o Filipinho A3 são fabricadas nas cores Lumi, que são mais vibrantes. A Giraflor também pode ser dobrada com o Filipinho Bloco Criativo.

Giraflor cartolina zoom2

Não percam! Estaremos esperando por vocês!

giraflor

Captura de Tela 2017-05-31 às 10.27.03

#

Quarta postagem do mês – 22 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson.

MEGA NOVOFLYER TEREZA2017

O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda Apolo, a terceira é o 14 BIS ( (já postados aqui). A quarta é CARRO (alegórico -uma palinha, rs) – A princesa Tsuruyama e os grous encantados! (Mail Art CupCake no MuBE – 2013) que vocês já conhecem, vide links e vídeo abaixo. Fiz algumas alterações para a próxima exposição e ela ganhou um carro alegórico com a técnica da dobradura, e com os papéis Metallicas Roxo da Filiperson Scrap (30,5cmx30,5cm) que adoro!

carropalinha

Já está a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br

filipaper-scrp30-5-folheto
4ª Edição do projeto Mail Art do Museu Brasileiro da Escultura
A princesa Tsuruyama e os grous encantados! no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=lg74hlpv0HM&w=560&h=315]
http://mailartcupcake.blogspot.com.br/2013/11/cupcake-da-tereza-yamashita.html?spref=f

03.Filipinho mascara carnaval2017

dsc09572

#

Terceira postagem do mês – 15 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson

14 bis

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson. O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda Apolo (já postados aqui), e a terceira é o 14 BIS!, vou dar uma palinha do avião com os meus Tsurumorfos dobrados com kraft também, rs. Novidade, encontrei um espaço para expor os meus Tsurusmorfos. Aguardem!

02.TsuruMetamorfoAlumínio Todos 04.04042017


Papel utilizado foi o Kraft Scrap (30,5cmx30,5cm) que adoro!
Curiosidade: Vejam que coincidência, em janeiro de 2017 fui visitar o Itaú Cultural e haviam quatro exposições, e uma delas era Santos-Dumont. O meu 14 Bis não ficou tão elaborado quanto o da exposição, mas ficou muito fofo, uma adaptação com origami/dobradura – com o princípio da Masu Box, rs.

Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

Confiram fotos no Face Book.

 #

Segunda postagem do mês – 08 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson 

Brincando com Estrelas/Cestinha 2 em 1, Módulo Lunar Embalagem e Sapomorfo – rigami 3 em 1.

 

 

Como já divulguei, eu participarei da SP Expo Imigrantes/Mega, no estande da Filiperson. O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!, a primeira é a Arca de Noé, “Poemanimais”, a segunda É Apolo (o foguete é surpresa!, rs) mas vou dar uma palinha, o módulo lunar embalagem, o Sapomorfo e o astronauta que farão parte da exposição e fotos da embalagem estrela/cestinha (2 em 1), que ensinarei nas aulas.

 

Papéis utilizados foram: Os papéis utilizados foram Filipaper Metallics Azul (lindo, não?!), Decor Poá Azul/Branco e para o capacete do astronauta, o Filipaper Inkjet Transparência! Para as embalagens papel Decor Poá Branco/Prata e Prata/branco, e Metallics Roxo e Rosa.

Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

Curiosidade: Assistam ao vídeo ou vejam a matéria do engenheiro da Nasa, Robert Lang, que virou origamista!

Robert lang2017-05-03 às 07.40.54.jpg

http://www.hypeness.com.br/2017/03/a-intrigante-historia-do-fisico-da-nasa-que-largou-tudo-para-se-dedicar-ao-origami/

https://www.youtube.com/watch?v=DJ4hDppP_SQ

#

Primeira postagem do mês – 01 de Maio de 2017 – Parceria Filiperson 

[ Dia do Trabalho e Greve Geral]

Nem sei o que comentar, apenas que estou muito desiludida e triste com o nossos governantes e com o ser humano em si, tanta corrupção e falta de ética. Sinto tanto pelos nosso filhos, e pelos seus filhos. Estamos deixando um mundo caótico, sem perspectivas para os jovens. Como o Teo Adorno comenta, nós estamos indo pra uma Terceira Guerra Mundial, eu preferiria (um sonho) que um dia fizessemos uma revolução do altruísmo, pois a empatia e a ética consistem em dois dos fundamentos do altruísmo, porque é importante que uma pessoa se coloque no lugar da outra, entendendo o que ela está passando e atuando de acordo com isso. Que um dia iremos tomar consciência que tudo é passageiro, principalmente a parte material, que somos nada perante o universo, e o homem com toda a sua inteligência, é o único que constrói e que ao mesmo tempo destrói. Enfim, a vida é um ciclo, tudo que fazemos tem um retorno. Enfim, desejo: “Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, nos acompanhe em todos os momentos!”

Para relembrar… Gosto muito desse livro e dos seus contitos. Tenho um carinho especial por ele. Assim, homenageio de maneira singela as mulheres batalhadoras e dedicadas. “Paz para o Dia das Trabalhadoras/Batalhadoras”, rs.

Link: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/dia-do-trabalho/

Série embalagens: Caixas para o Dia das Mães 

Caixinhas dia das maes

Continuando com a série embalagens, fiz vários modelos com o Origami Box (Mazu) tradicional com decoração de origamis diversos (coração, mandala e tsurus).

caixinha dia das maes2

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br.

Pra mim, o Dia das Mães é triste ( a minha mãe já partiu, veja um link com um texto em sua homenagem: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/como-surgiu-o-dia-das-maes, e ao mesmo tempo alegre, pois tenho uma filha linda, que me faz sentir a mãe mais realizada e coruja do mundo, rs.

tresgeraccca7occ83es

Aqui outro link sobre o o dia: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/cartoes-dia-das-maes.

Já fiz diversas caixas e cartões, e já participei de vários bazares para esse dia festivo.

bazarmari-tereza.jpg

Vejam o link da Parceria Filiperson 2015 e 2016 (https://yamashitatereza.wordpress.com/parceria-filiperson-artista-qualificada/), lá, eu disponibilizo alguns diagramas de caixas e cartões!

Novidades supimpas!

Bom dia! Esta será uma das peças que farei para a exposição do estande da Filiperson (parceria) na Expo Imigrantes-Mega Artesanal de 11 a 16 de julho de 2017. Estarei no estande ensinando a técnica de origami, com a companhia das queridas professoras de spcrapbook. Este será o terceiro evento/ano que participo.

Papel Noe

Infelizmente a nossa querida analista de marketing, a Denise, não estará mais conosco, snif. Aproveito para agradecer os dois anos de evento com a sua organização, arigatou, e sorte em sua nova jornada, torcendo daqui de Sampa. Este ano, a organização ficará com a Taynara, seja bem-vinda! Será um prazer conhecê-la pessoalmente em julho. Ah, e uma das professoras de scrap, virá exclusivamente do Rio de Janeiro para a feira. Viva!

Arca vista superior superior

O tema desse ano será: “Caixas (embalagens) que carregam histórias”. Lindo não?!
Eu fiquei com o título: “Criações que ficaram na história!”, uma delas será a Arca de Noé, “Poemanimais”, os outros títulos aguardem!
Abraços Dobrados Agradecidos e Mãos e Mente em Movimento.

Arca vista superior


Queridxs origamigxs, vocês estão todxs convidadxs para essa mega feira de criatividade, com os lindos papéis da Filiperson!

Lançamento! Aguardem, teremos os novos papéis Colors Set A4 e para scrap (30,5cmx30,5cm), papel colorido na massa, com 11 cores, e produzido com celulose ECF, proveniente de árvores reflorestadas, urhruuu! Já estão a venda na loja virtual: https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,idcatego….

 #

Quarta e última postagem do mês – 24 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

[Bom dia! Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé]

Arca Noe

Bom dia! Para o feriado. Abraços Dobrados Animais
Fim da nova série Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé
Quarta e última postagem do mês de Abril, parceria Filiperson Papéis Especiais.

1.Tsuru, 2.Foca, 3.Cachorrinho, 4. Canguru, 5.Macaco + Kabuto, 6.Arara, 7.Rato, 8.Tartaruga, 9.Dinossauro Rex, 10.Gato, 11. Zebra, 12.Lula, 13.Pato, 14.Beija-Flor, 15. Sapo, 16.Girafa, 17. Pinguim, 18. Leão, 19. Caranguejo, 20. Panda.
Foram dobrados vinte animais do livro “Poemanimais” em duplicata + um kabuto (chapéu de samurai) + duas borboletas (extras) + uma Arca de Noé para acomodar os casais de animais.

Captura de Tela 2017-04-21 às 07.07.44.png

Mais Fotos no faceBook, clique aqui!

Bom dia! Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé
1.Tsuru, 2.Foca, 3.Cachorrinho, 4. Canguru, 5.Macaco + Kabuto, 6.Arara, 7.Rato, 8.Tartaruga, 9.Dinossauro REx, 10. Gato, 11. Zebra.

Captura de Tela 2017-04-20 às 05.25.09

Todos animais macaco

Começando a nova série Abraços Dobrados Animais – Arca de Noé para a próxima exposição em julho, da parceria Filiperson (quarta postagem do mês de Abril).

Foram dobrados vinte e três animais do livro “Poemanimais” em duplicata + um kabuto (chapéu de samurai) + duas borboletas (extras) + uma Arca de Noé para acomodar os casais de animais, rs.

Os papéis utilizado foram vários, para os animais a maioria foi o Filipinho Bloco Criativo, Filipinho Color Cards A3, papel Decor com estampas variadas e papel Metallics com várias cores.

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br.

POEMANIMAIS (edição especial de apenas cem exemplares), livro de poemas dedicados aos bichinhos de origami, para faixa etária de 6 a 10 anos. Para menores, leitura compartilhada com um adulto. Com as lindas ilustrações do Teo Adorno.

Captura de Tela 2017-04-18 às 06.34.48

“Criar, inventar, dobrar e usar a imaginação. Usar as mãos para compreender o papel, as formas, as cores e o mundo. Atenção: Os poemanimais chegaram! Vieram voando, nadando, saltando, correndo. Eles desejam aproximar as crianças do mundo mágico da poesia e do origami.”

“ Que o tsuru (grou), símbolo da Longevidade e da Paz, acompanhe você em todos os momentos.”

#

Terceira postagem do mês – 17 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando a Série Embalagens!

 

Dobrei uma embalagem em formato de cisne. Na asas que formam uma bolsa, poderemos colocar ovos de Páscoa e outros doces, ou apenas utilizá-los como enfeites de Natal. pois lembram uma pomba da paz também.

03.Swan Conteiner cisne

Curiosidades:

“Com a sua graça, leveza e brancura imaculada, o cisne a epifania da luz, tanto diurna, solar e masculina, como noturna, lunar e feminina. O cisne pode encarnar estas duas luzes, carregando sentidos opostos. No entanto, o cisne também pode simbolizar a síntese das duas luzes, solar e lunar, ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, ele torna-se andrógino, criando uma aura de mistério sagrado.
O simbologia do cisne está presente em diferentes culturas, desde a Grécia antiga, e há muitas mitologias envolvendo o cisne. O cisne pode possuir diferentes avatares de acordo com a cultura, como o ganso, a gaivota e até mesmo a pomba. Quando o cisne incorpora a luz solar, ele simboliza a masculinidade fecundadora, e a ação. Quando incorpora a luz lunar, o cisne simboliza a feminilidade e a contemplação.
Para o filósofo e poeta Bachelard, o cisne sintetiza o masculino e o feminino, é a imagem da figura hermafrodita. O cisne representa o desejo de que as duas polaridades do mundo, manifestadas na luz solar e na luz lunar, se confundam. Para os alquimistas, o cisne contempla a união dos opostos, fogo e água, e é usado por estes como o emblema do mercúrio devido a sua cor e volatilidade de suas asas. O cisne representa o primeiro desejo, que é o desejo sexual, e o seu canto representa as juras de amor dos amantes e a morte amorosa. O cisne morre cantando e canta morrendo. No extremo Oriente, o cisne simboliza elegância, coragem e nobreza. Simboliza também a música e o canto. O cisne negro é um conto escandinavo que apresenta uma inversão simbólica da imagem do cisne. No conto, uma princesa virgem enfeitiçada aparece transformada num cisne negro. A virgem sanguinária, para livrar-se da maldição, mergulha num tanque de água purificada, sendo exorcizada e tornando-se um cisne branco, podendo finalmente viver o seu amor.” Fonte: Dicionários de Símbolos.

02.Swan Conteiner cisne

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor Metálico Prata e Decor Metallics A4 Ouro.

01.Swan Conteiner cisne

Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

Segunda postagem do mês – 10 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando a Série Embalagens!

Dobrei uma embalagem no formato de bolsinha. Muito fofas, não?! Para pequenas lembranças, mimos, etc. O seu presente ficará muito mais gracioso.

 

Curiosidade: para relembrar
Bolsas mágicas (crônica de 2016 – 3 de março)
Tereza YamashitaBolsa ilustraBolsas de diversos tipos. Algumas são férteis, outras não.
Quando pequenas, as nossas mães, avós, tias ou madrinhas nos presenteiam com uma minúscula bolsa, acham charmoso, elegante. Dizem que nos tornam mais femininas. Já na infância aprendemos a reconhecer, a cuidar e a zelar por elas.
A bolsa até pode estar vazia, o que carregar nela? Uma boneca? Um doce? Documentos? Ainda nem tomamos consciência da nossa existência como mulher… Andamos com a cabeça no mundo das nuvens. Se a perdemos ou a esquecemos em cima do balanço, somos acusadas de meninas desleixadas. Se a deixamos aberta, meu Deus, o mundo vem abaixo!
Crescemos mais um pouco, já fomos muito bem treinadas. Agora somos nós que queremos usar a bendita ou maldita bolsa… a nossa independência. Nos sentimos mais confiantes, mais adultas. Queremos imitar as mulheres com seus saltos altos, e, como não podemos usá-los, as bolsas compensam esse desejo.
Se alguém nos observa, tímidas, logo pegamos a nossa bolsa, abrimos e fingimos que estamos procurando algo muito importante dentro dela. Nossos sonhos, nossas lembranças, nossas mágoas? Ainda não sabemos, ainda somos ingênuas e simplesmente, imitamos as outras mulheres e, principalmente, nossas mães.
A bolsa vai tomando vida, criando alças e crescendo, e a cada dia se torna mais importante. Não vivemos sem ela. Se a esquecemos, é como se saíssemos nuas pelas ruas.
Os formatos da bolsa vão se modificando em relação à moda e as gerações: grandes, pequenas, de crochê, de papel, de lona, em formato de mochila, de pasta, de saco, enfim… Bolsas hiper-mega-coloridas, com tons claros, com tons neutros, pretas, brancas, transparentes. Importadas, nacionais ou falsificadas.
Guardamos dentro delas: um ou dois celulares, cartão de crédito, um batonzinho, uma escova de cabelo, um kit de higiene bucal, um absorvente, uma caixinha de lenço, algumas moedas, um mini-guarda-chuva, um kit costura, mamadeiras, fraudas, um chocolate, um estojo com canetas, um estojo de maquiagem, um óculos de sol, uma caixinha de Band-Aid, um rolo de fita adesiva, uma chave de fenda, uma calcinha, uma blusa, preservativos, brinquedinhos sexuais, um porta remédios e cerejas… enfim coisas básicas. Outras extrapolam, e aí nem as outras mulheres entendem. Armas de fogo, canivetes, drogas e afins.
As bolsas das mulheres, dizem os homens, são mágicas, charmosas e sedutoras. Eles não resistem, querem conhecê-las, senti-las ou penetrá-las. Querem tocá-las, até mesmo, algumas vezes, sem a nossa permissão.
Eles não conseguem imaginar o que carregamos nelas. Pra eles, somos esquisitas e loucas. Carregamos o mundo dentro de nossas bolsas… até a vida de outro ser. Na tradição, ou por pura superstição, e até mesmo por simples higiene, diz a regra que não podemos deixar as nossas bolsas em qualquer lugar. Bolsa aberta e no chão atrai mau agouro, você fica perdida. Você perde a sua identidade. Não podemos deixá-las abertas e não podemos abri-las para qualquer estranho. Mas ainda hoje, se o fizermos, o mundo se importará? Outros tempos!
Ao logo da vida, nossas bolsas vão ficando mais personalizadas, independentes e muito mais interessantes. Da bolsa da menininha que ficava vazia, agora ela vive cheia de mistérios, sonhos e segredos. Algumas bolsas continuam vazias por opção, outras cheias, por obrigação. Infelizmente, outras rasgadas, por terem sido forçadas a se abrir.
Bolsas e suas mulheres, ou mulheres e suas bolsas. Quantos segredos podemos guardar nesse ninho tão aconchegante e devastador? Nossa sina é carregarmos uma bolsa desde que nascemos. Creio que é por isso que nós mulheres idolatramos nossas bolsas e não vivemos sem elas.
Que cada mulher cuide muito bem de suas bolsas.

03.Bosinha Presente

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor vários padrões. Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

 #

Primeira postagem do mês – 01 de Abril de 2017 – Parceria Filiperson 

Continuando com a Série Embalagens

Os meses de junho e julho estão chegando… e com elas, as Festas Juninas.
Eu adoro pipoca salgada (a doce menos, rs) e para o outono inverno uma pipoquinha com um café bem quentinho, e claro, pipocas acondicionadas em uma embalagem muito charmosa ficam muito mais saborosas.

03.Abril - Postagem embalagem pipocachoco

Obs: Na embalagem, pipoca de papel crepom para o Dia da Mentira, hahaha. Curiosidade sobre o dia no link abaixo:
https://yamashitatereza.wordpress.com/tsurus-metamorfos/

Curiosidade: Qual é a origem da pipoca?
Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo! Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas – até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.
O interior do grão está cheio de água, que, sob calor intenso, se expande até fazê-lo explodir. Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.
Fonte: Redação Mundo Estranho – 2011.

O papel utilizado foi o Papel para Scrap Decor Xadrez e Flor. Mais informações sobre os papéis na loja virtual: www.lojafilipaper.com.br ou nas papelarias que revendem os papéis da Filiperson. Alguns endereços aqui em Sampa: Papelaria Universitária – Consolação, Pintar (linha Renaud), Matsumoto, Blue Point, Inforshop, Casa da Arte, Papelaria Real, Armarinhos Fernando, Papelaria Barão de Duprat.

Obs: Essa embalagem (pipoca ou chocolate) e outras, eu ensinarei no estande da Filiperson na Expo Imigrantes, na Mega, em julho. Aguardem!

 

[ Mãos em Movimento! Mais uma missão cumprida]

Tarde de domingo bem divertida. Nossa, quanta mulher querendo aprender. Fico contente em poder divulgar a milenar arte do origami. Muitas comentaram que foi a primeira vez que dobraram, tinham receio de não conseguir, outras não conheciam a técnica, outras se encantaram com os papéis e resolveram parar pra dobrar e experimentar o papel da Parceria Filiperson Papéis Especiais. Até as crianças dobraram a cestinha. Mas na correria esqueci de tirar muitas fotos, snif. A AfricanArt/Ateliê na TV sempre nos recebendo com muito carinho, ganhei uma caneca muito fofa, como recordação do evento. Arigatou a todas as pessoas que prestigiaram o evento, adquiriram meu Kit Monstrinho Devorador de Livros, e a querida professora que adquiriu o meu “Poemanimais” para os seus alunos.
Abraços Dobrados para o Dotan e para a Cláudia, pelo convite, os dois sempre muito animados e simpáticos. Abraços Dobrados Agradecidos.

Mais fotos no FB: https://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/media_set?set=a.1623551450991720.1073742027.100000106419607&type=3&pnref=story

Passo-a-passo:

paso ceta pascoa

Quarta postagem do mês – 20 de Março de 2017 – Parceria Filiperson – Etiquetas + African Art

Amanhã divulgarei, das 13h às 17h, a milenar arte do origami na AfricanArt, no estúdio do Ateliê na TV. Estão todos convidados! Venham conhecer o lançamento dos papéis Decor para Scrap no formato quadrado 30,5cmx30,5cm!

Aproveito para divulgar também (adiantado) a quarta postagem da Parceria Filiperson.


Como os papéis da linha Filipaper não são específicos para origami, pois a maioria dos papéis são em formato retangular (A4), há uma pequena sobra de papel, pois quando cortamos o papel para origamis, tradicionalmente em formato quadrado. Eu sempre dou a dica, as sobras poderão servir como base para origamis menores, ou como cartão de visita (vejam exemplo da foto).

Passo-a-passo: https://yamashitatereza.wordpress.com/parceria-filiperson-2017/

Eu os utilizo de duas maneiras: como cartão de visita ou como amostra de papel. No meu caso que é bem específico, para divulgar os papéis da da linha Decor.

Ah, uma novidade! Eu experimentei a linha Filipaper Etiquetas e adorei! Além de serem práticas, a embalagem vem com uma grande quantidade, são 3.000 mil etiquetas! A dica é, antes de imprimir, fazer um layout com o posicionamento das medidas das etiquetas bem certinhas, assim o seu texto sairá no centro das etiquetas. Lembrando também que os papéis da Filiperson são Acid Free, não ficam amareladas com o tempo.

Abraços Dobrados Agradecidos e Mãos em Movimento!

Confira a loja virtual com todas as informações:
https://www.lojafilipaper.com.br/prod,idloja,17761,lancamento,1,ofertas.htm

#

Terceira postagem do mês – 12 de Março de 2017 – Parceria Filiperson + African Art

Adiantando a terceira postagem (série embalagens), rs. Agora com dupla parceria: Parcerias Filiperson + African Art/Ateliê na TV! 

Em abril teremos muitas datas comemorativas como: a Páscoa, no dia 16, o Dia do Índio, no dia 19, o Tiradentes, no dia 21, e o Descobrimento do Brasil, no dia 22. Sendo assim, eu ensinarei a fazer uma embalagem de origami para a Páscoa, da minha série embalagens, parceria com a Filiperson.

No dia 19 de março, domingo das 13h às 17h, eu estarei no estúdio do Ateliê na TV – na loja African Art, comemorando o Dia do Artesão. Eu fui convidada pela querida produtora Cláudia. Arigatou! A loja fica perto do famoso clube Palmeiras, na Turiassú, onde gravei o passo-a-passo da Giraflor.
Será um fim de semana divertido, com muitas professoras demonstrando, divulgando e vendendo os seus trabalhos. Eu irei divulgar os meus trabalhos de origami, juntamente com os meus livros infantis.
Estão todos convidados, venham curtir um domingo diferente, sem estresse e Mãos em Movimento!

Abaixo alguns links com curiosidades no Abraços Dobrados sobre a Páscoa. Confiram:
Relembrando posts sobre a Páscoa: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/pascoa

Coelho Bocarrão na Ciência Hoje das Crianças, com vídeo explicativo, passo-a-passo. https://yamashitatereza.wordpress.com/2015/03/15/coelho-bocarrao-pascoa-2013

No meu horário, teremos:
• Para aprender a dobrar: Cestinha para Ovos de Páscoa

• Para vendas: Kits do marcador de páginas: Monstrinho Devorador de Livros para aprender e exemplares do meu livro “Poemanimais”. Não percam, últimos exemplares com autógrafo e dedicatória especiais da autora!

Curiosidades sobre o artesanato:
Há muito preconceito quando se fala de artesanato, mas fiz uma pesquisa e descobri coisas muito interessantes sobre essa atividade, abaixo eu selecionei algumas delas:
“O artesanato, assim como a moda e o design, está incluído no que se convencionou chamar economia criativa, ideia que engloba a produção de natureza intelectual e simbólica. Há, hoje, um movimento grande no Brasil e no mundo inteiro de valorização da economia criativa.
Fonte: http://www.blogacesso.com.br/?p=7779

Regulamentação da profissão
“O Brasil tem cerca de 10 milhões de artesãos. Gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração. Comemorado neste sábado (19), o Dia Mundial do Artesão deste ano terá um sabor especial, será a primeira celebração da data após a regulamentação da profissão, em 22 de outubro de 2015. A lei 13.180 que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão contou com forte apoio do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. [A regulamentação da atividade do artesão foi uma grande conquista para um setor com tanto potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país], avalia o ministro. Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade. Apesar da importância econômica, o artesão só passou a ter direito a carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação com a sanção da lei.” Fonte:  http://www.turismo.gov.br/chamadas/6032-a-import%C3%A2ncia-do-artesanato-para-o-turismo.html

“Os empreendedores do DIY – “Faça Você Mesmo”
As estratégias de empreendedores que estão ganhando dinheiro com artesanato, matérias-primas e acessórios para trabalhos manuais – um mercado que movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano no Brasil. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8,5 milhões de brasileiros fazem algum tipo de trabalho manual, por passatempo ou para complementar a renda. Boa parte da clientela é formada por mulheres que complementam a renda vendendo artesanato — ou então por gente interessada em aprender algum passatempo, como trabalhos manuais para acabar com o estresse” Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/faca-voce-mesmo/

História do artesanato
“A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves. O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. O principal objetivo do artesanato é de viabilizar uma geração de emprego e renda para milhares de famílias e fortalecer o desenvolvimento sustentável em todo o Brasil. Sua atuação está focada no apoio ao artesão e na preservação da tradição e da arte popular respeitando e destacando as peculiaridades de cada região do Estado.” Fonte: Arte Brasil

Novidade: papéis para scrap (30,5cm x 30,5cm) com várias e lindas estampas.

#

Segunda postagem do mês – 06 de Março de 2017 – Parceria Filiperson

01-embalagem-barco-com-papeis

Continuando com a Série Embalagens!

O nosso querido Filipinho de feltro ganhou dois amiguinhos/personagens: o Ham e o Hot, hahaha. Brincadeiras à parte… eu fiz uma embalagem para sanuíches/festas , bem fáceis de dobrar e bem práticas.

Uma delas seria para o famoso hamburger e a outra para o tradicional Hot Dog. Chamei de embalagem “Barco”, porque ela tem a estrutura de um barco sem vela.

02-embalagem-barco-cose-papel

Utilizei a linha de papel Deccor da Filiperson, pois com a gramatura de 180g elas ficam bem resistentes. Creio que ficaram fofas, não?! Ah, essa embalagem eu ensinarei a dobrar no estande da Filiperson, na Expo Imigrantes, em julho, na Mega. Por isso, eu não postei o diagrama ou passo-a-passo, ok?! Esperamos vocês lá! Para aprenderem a dobrar essa divertida embalagem, e para vocês conhecerem o trio: Filipinho, Ham e Hot que são muito fofinhos e estarão na miniexposição, rs.

03-embalagem-ham

Abraços Dobrados Divertidos e Saborosos (apenas aos olhos), hahaha.…

04-embalagem-hot 05-embalagem-hot-papel

#

Primeira postagem do mês – 01 de Março de 2017 – Parceria Filiperson

flor-lotus-vazias2010-11-02

flor-de-lotus-branca-close2010-11-03
Forminhas de doces em formato da Flor de Lótus – Continuando com os posts de embalagens. Aqui fiz uma peça de feltro imitando um bombom de chocolate, rs.

flor-de-lotus-dois-tipos-2017

flor-de-lotus-diagonal-2017

“No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

Lenda da flor de Lótus no budismo

Na lenda do Budismo relata-se que quando o Siddhartha, que mais tarde se tornaria Buda, deu os seus primeiros sete passos na terra, sete flores de lótus brotaram. Assim, cada passo dele representa um degrau no crescimento espiritual.

Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pela abertura das pétalas das flores de lótus, que podem estar totalmente fechadas, semiabertas ou completamente abertas, dependendo do estágio da expansão espiritual.

flor-de-lotus-tres-2010-11-03

Significado das Cores da Flor de Lótus

Lótus Rosa: a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, sendo relacionada com personagens divinas, como é o caso de Buda.

Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.

Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.

Fonte: Significados

Papel utilizado:

Flor/Pétalas: Papel da linha Filipaper Multiuso Vergê, 75g ou Filipinho Sulfite.

Flor/Folhas: Papel da linha Filipinho Color 85 nas cores azul e rosa.

flor-lotus-aula-2017

Passo-a-passo: Oito módulos de flor (8 retângulos de 15cmx7,5cm) e Quatro módulos folhagens (4 retângulos de 15cmx7,5cm). A partir de uma folha de sulfite A4.

flor-de-lotus-passo-a-passo-flor-folha-2017-copy

Como montar a flor de Lótus.

passo2-cris-turek

[Primeira participação no Ateliê na TV – Rede Vida – 24 de fevereiro de 2017]

Feliz com as 4.028 visualizações dos meus livros e da personagem Giraflor, através do vídeo da parceria Filiperson e Ateliê na TV! Abraços Dobrados Agradecidos.

Captura de Tela 2017-03-08 às 14.33.28

dsc09391

Acabei de chegar da gravação, sempre é um novo aprendizado. A disposição das câmeras, o espaço e a mesa. Tudo é novidade, sempre me sinto uma marinheira de primeira viagem, inexperiente com as câmeras, elas me dão um baile, hahaha. Fico imaginando como deve ser a vida dos atores de TV, não deve ser nada fácil.

dsc09376

Enfim, muito agradecida pela oportunidade de mostrar o meu trabalho de literatura infantil (“Mãos Mágicas“, “Ganhei uma menina!“ e “Poemanimais”) e de origami ao grande público da TV. Arigatou!

dsc09379dsc09380

Grata ao apresentador Dotan e toda a sua equipe: o Luiz, a fofa da Cláudia (produtores), os meninos da gravação e a maquiadora, sempre muito simpáticos. Todos estão de parabéns. Valeu!

dsc09388

Arigatou pela parceria Filiperson Papéis Especiais. Valeu, Denise!

dsc09381

girafas-em-cima-papeis

Conheci a outra professora que também gravou, ela é da casa, já grava há 7 anos! Muito simpática e caprichosa com os seus lindos bordados.

Enfim, missão cumprida! A gravação da aula passará na Rede Vida no dia 8 de Março, Dia das Mulheres, às 10h50. Feliz Dia das Mulheres adiantados. Viva!

Abaixo fotos com toda a equipe e algumas fotos dos bastidores, hahaha.

dsc09392

dsc09389

Mais fotos no FB: https://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/media_set?set=a.1595149923831873&type=3&pnref=story

Abraços Dobrados Agradecidos, Mãos em Movimento e um ótimo Carnaval pra todos.

 #

Quarta e última Postagem do mês – 21 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Flor de Lótus para próxima exposição. Aguardem!

06okflor-de-lotus-carnaval

Fotos: Tereza Yamashita

“No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

01ok-flor-de-lotus-pornta1

Significado das Cores da Flor de Lótus
Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.

02okflor-de-lotus-pronta3
Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.

Na próxima postagem, em Março, ensinarei a dobrar forminhas de doces em formato da Flor de Lótus. Aguardem!

03-flor-de-lotus05

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam. Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

05-flor-de-lotus-saptinho
A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó. É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.”
Fonte: https://www.significados.com.br/flor-de-lotus/

01-flor-de-lotaus-2017-modulosjuntos

Flor de Lótus modular.

#

[ Gravação no Ateliê da TV ]

parede-atelie-na-tv-2017

Boa noite. Até agora sem internet. Um caos, rs.
Foi divertido e prazeroso conhecer o estúdio do Ateliê na TV. Gravação para vinheta de algumas peças de origami com os papéis da Filiperson.

tereza-atelie-na-tv-2017

Adorei reencontrar as queridas professoras da parceria Mega. Parabéns para toda a equipe da produção, foram muitos gentis conosco. Uma mesa linda com bolos e sucos na sala de recepção.

meninas-2-atelie-na-tv-2017

Para guardar de lembrança o momento criativo, nós tiramos algumas fotos. Ah, até encontrei uma querida amiga, a Roberta, mas esqueci de tirar fotos, snif. E um rapaz que me reconheceu, disse que dei aula de origami pra ele no ano passado. Em julho nos reencontramos novamente!

atelie%cc%82-na-tv2017-02-21

Abraços Dobrados Agradecidos e Filmados.

Terceira Postagem – 14 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Esquenta que o Carnaval está chegando!

carnaval-2017-tsuruyama-vista-superior

filipinho-mascara-carnaval2017

Fevereiro é o mês do Carnaval, e a Princesa Tsuruyama não aguentou e entrou pra ala dos mascarados, rs.
Agora com novos adereços (máscara de origami e complementos em origami 3D) e ganhou também, um novo companheiro de Folia & Alegria, o Filipinho. Nesse carnaval não percam a oportunidade: Mãos e Pés em Movimento, hahaha.

carnaval-2017-tsuruyama-mascara

Diagrama origami 3D módulo.

diagrama-3d

Impossível não sofrer com à influência do Carnaval em nossas vidas. A criatividade nos desfiles, todo o trabalho dos artistas e carnavalescos, é de tirar o fôlego! Acho bonito a Ala das baianas. Enfim, até já escrevi um conto (Minha vó não ouve bem, mas é dez!) sobre o carnaval, no livro “Dias Incríveis”, uma pequena homenagem às queridas avós, à terceira idade e ao Carnaval! Confiram o link do post em: https://yamashitatereza.wordpress.com/2014/03/01/dias-incriveis-carnaval/

carnaval-callis2013

Já escrevi também um poema/crônica sobre as máscaras de carnaval, confiram no link: https://yamashitatereza.wordpress.com/cronicas/ – “Segunda crônica de 2016 – 2 de fevereiro”

mascaraparceria06-2016-02-02

carnaval-2017-mascara-cronica1-1

Para essas máscaras, eu utilizei os Papéis Filipinho, nos formatos A4 e A3.

mascaraparceira32016-02-02

filippinho-mascara-carnaval2017-2

A  Princesa Tsuruyama e eu adoramos participar de exposições! Em, 2013, participamos do Mail Art Cup Cake no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura. A  primeira participação da princesa. Fui convidada pela equipe que coordenou a mostra. Aqui trabalhei com um produto que era meramente de consumo, transformando-o, através da arte, em um produto com uma ideia e uma crítica, enfim, reforçando a proposta básica da arte: que os indivíduos não apenas aceitem o que veem, mas também questionem. Confiram o link com mais fotos e minientrevista: https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/mail-art-cupcake-mube/

E, em julho, aguardem! A princesa estará brilhando em outra exposição! Viva.

dsc09572

Mãos e Pés em Movimento! Abraços Dobrados  Foliões.

#

Segunda Postagem – 10 de Fevereiro de 2017 – Parceria Filiperson

Origami 3 em 1 – Série Embalagens:
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta1-tudo
Gosto muito desse origami tradicional (forma básica do barco), de nível fácil. Ele é muito versátil pois utilizamos módulos que são encaixados. Podemos criar uma peça bem simpática, que poderá ter várias utilidades. Abaixo o passo-a-passo.
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-passo2
post2-fevereiro-2017-embalagem-porta-passo
Exemplos:
1. Embalagem que apelidei de Porta-Emoções, que poderá servir como um porta-retrato.