Origami

# Para orçamentos de trabalhos com origami (oficinas para crianças e adultos, peças únicas de decoração, ilustrações com origami), é só enviar um e-mail para: t.yamashita@uol.com.br

Minilivros de origami – livro objeto.

livrinhos origami

Monstrinhos devoradores de livros!

marcadoresmonstrinhos copy

monstrinho

monstrinhopd flyerok

Kusudamas, álbuns & outros origamis.

dinaraok

diagrama00

kusudama erica2

florinteira copy

mini1

Parceria Filiperson – Artista Qualificada

2015-05-21bowl1 copy

07.popup copy

Cartao3.2015-04-09

diadosnamorados

tudofiliperson

pagina duplachapeu

Vestido origami ok

jogo xadrez

cubos e marcadores

moveis todos

Participei do II Bench das Artes – Obras & Artistas do Benchmarking Brasil (Gestão  socioambiental Brasileira), convidada  pela Morgana Cruz (colega da UMAPAZ) do Virando do Avesso e pela Marilene Lavorato do Instituto Mais. Com a minha peça Disparo de tsurus, que já participou de várias exposições: no MuBE, nos Correios, na Matilha Cultural  e no Metrô Vitrine São Bento.

dsc009794º Lugar no Bench das Artes.

https://yamashitatereza.wordpress.com/2014/05/27/novidades-2014/

convite_03_06_bench_artes

Para o Ano do Cavalo – marcador de livro!

Bons ventos, fartura e sorte!

livro

cavalo roxo

cavalinhostodos

[ Sutaco 2104 – embalagem sustentável – garrafa pet]

08.Peça

Todas peças

Coelhinho da Páscoa

coelhinhos

Relembrando 2013:Origami! Aproveitando a data comemorativa da Páscoa, no dia 31 de março 2013, eu vou ensinar a dobrar uma divertida embalagem em forma de coelho, para acondicionar ovinhos de Páscoa. Eu a chamarei de Coelhinho Bocarrão! Muito legal, não? Você quer ajudar o planeta a se tornar sustentável? Então vamos aprender a reciclar com esse origami! Espero que gostem. Por favor, divulguem! Abraços Dobrados. (https://yamashitatereza.wordpress.com/)

Criação do origami: Leyla Torres Dobrado por: Tereza Yamashita

[ Guirlanda de Natal 2013 ]

gui3

gui

[ Novas exposições – dezembro 2013 ]

Sem título-1

fotoarvorecanhaoblog

DSC09587

TerezaYamashitablog

[Segundo bazar – Natal 2013 ]

bazarmaeskamiarteII.2013

[ Lírios da PAZ. Reutilizando papel de revistas! ]

buquêorigami

[ Série Primavera 2013 – flores de origami dobradas com tecido ]

flor9

[ O primeiro Bazar a gente nunca esquece – Dia das Mães 2013! ]

bazarmari.tereza

[ Coelho Bocarrão – Páscoa Sustentável  2013]

CHCcoelhobocarrao

[ Origami de SOL e LUA ]

Clique aqui e aprenda a fazer um sol e uma lua de origami!

estrelaamarela

[ Cerâmorigami 2012/2013 ]

DSC00305copy

Mais fotos no facebook!

[ Novos origamis 2013]

Eu acabo de dobrar alguns origamis para a agência Wit. Anúncios de revistas para o Colégio Rio Branco. O meu hobby está virando trabalho, rs. Legal! Aprendi dois novos origamis: estrela de Davi e bola de futebol (32 módulos: 20 hexágonos e 12 pentágonos!).

Exposição 2012 – Matilha Cultural

Passarinho na gaiola não canta, lamenta

Veja também uma matéria (dez 2011) muito fofa na Ciência Hoje das Crianças On Line, no blogue do Rex.

Novo vídeo de origami by TerezaYamashita (canal Yamashita)

Ilustração para UNA LINEA POR EL MUNDO, com tsurus. PAZ e LONGEVIDADE para o mundo! Dezembro 2011

“Que artista plástico sou eu?” – UNESP – outubro 2011

Mini-oficina na Editora Saraiva – outubro 2011

Bate-papo e mini-oficina no EMEF Maria Berenice dos Santos

Exposição Ensigno 2 no Correios

Confecção de mil tsurus para a árvore acima!

[No MuBE – workshop de origami sustentável]

Minha primeira exposição no MuBEEnsigno

 

Ilustração didático Saraiva


A editora Saraiva me pediu uma ilustração sobre a imigração japonesa. Que coincidência, com a minha viagem ao Japão eu visitei o JICA, onde se encontra o Museu da Imigração Japonesa. Fiz uma colagem usando as fotos que tirei no museu. Para deixar a ilustração com um tom mais infantil eu coloquei alguns origamis dobrados por mim: samurai, meninos, tsuru. Adicionei o manekineco, gato da sorte. Ao fundo uma maquete em tamanho original com as malas e baús que os japoneses trouxeram de lá, curiosidades. Reparar no detalhe dos nomes/identificação das famílias, e a palavra Brasil/Santos. No alto, do lado esquerdo, um anúncio que o governo japonês fez para o recrutamento dos japoneses. Descreve sobre a agricultura e as terras abundantes aqui no Brasil. Observar que o japonês está com uma enxada na mão, apontando para o mapa do Brasil.

Ilustração do meu livro para Concurso

Revista Crescer: vídeo origami (YouTube 87 mil acessos!!!)

Caixinhas surpresa, com embalagem de garrafa pet!


Colaboração na Revista CH das Crianças nº 216.


O passo-a-passo de um saquinho de lixo feito de jornal (ideia disseminada pela internet). Na verdade a dobradura é de um copo, mas foi adaptada para uma lixeira. Assim a gente recicla e não polui o mundo com os saquinhos de plástico. Abaixo o passo-a-passo da dobradura. A edição da página foi por conta da equipe nota dez da revista. Ficou muito fofa! Arigatô.

Confira o vídeo:

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/origami-na-lixeira-04020C18346AD8A92326?types=A

Exposição dos 95 anos da Editora Saraiva (participei com porta-retratos de origami)

Eu dobrei este morcego, nível intermediário, em origami (Happy Good Luck Bat – criado pelo origamista Michael LaFosse) especialmente pra homenagear o organizador Luiz Roberto Guedes, o editor e os autores.

Algumas Oficinas de Origami



Algunstrabalhos dobrados por mim!!! 

[ Parceria Filiperson – Artista Qualificada ]

pagina duplachapeu

Vestido origami ok

[ Revista Acqua 3 – UNESP – junho – 2013  ]

RevistaAcquaunho.capa

revistaacquajunho

pinterestagua1OK

[ Terceira Série: Sombras 1, 2, 3 e 4 ]

sombra01

01sombrastsuru copy

sombra2.2 copy

5

[ Revista Acqua – UNESP – maio – 2013 ]

Captura de tela 2013-05-27 às 11.07.58

Captura de tela 2013-05-27 às 11.22.42

pinterestagua2OK

[ Ilustrando. Primeira série: tsurus ]

Entrei em uma nova fase com o origami, depois do cerâmorigami, rs. Agora estou trabalhando o origami em forma de ilustrações. Apelidei as imagens de ilustrorigamis, rs. Uma composição/colagem com dobraduras, principalmente com tsurus (ave símbolo da longevidade e da paz para os japoneses). Os papéis usados são importados do Japão, a maioria comprada em minha primeira viagem ao país dos meus bisavós, em 2009. São maravilhosos, não?! Assino as ilustrorigamis com um carimbo de bambu (abaixo), também foi adquirido na terra natal de meus antepassados. O ideograma representa o meu sobrenome: Yamashita.  Espero que curtam as ilustras!

carimbo japa

20.ilustrorigamiOK

18.ilustrorigamiOK

18.ilustrorigamiok

14.ilustrorigamiok

17.ilustrorigamiok

02.ilustrorigamiok

04.ilustrorigamiok

06.ilustrorigamiok

07.ilustrorigamiok

09.ilustrorigamiok

10.ilustrorigamiok

12.ilustrorigamiok

Origami: a minha paixão, o meu hobby.


Com a minha viagem ao Japão (dez.2009) eu tive a oportunidade de conhecer o Nippon Origami Museum, o NOA (Nippon Origami Association), a Gallery Origami House e o Kyoto Handicraft Center.

O Nippon Origami Museum está localizado no segundo andar da Okashijo Kagahan, na cidade de Kaga, na província de Ishikawa. Inaugurado em 1º de julho de 2001, o museu apresenta uma exposição permanente de mais de 200 obras de arte criadas por membros do NOA, inaugurada em 27 de outubro de 1973. O NOA publica todos os meses a revista Origami. O museu organiza a World Origami Exposition tanto do Japão como do exterior. Tem também uma seção dedicada à história do origami e uma recém-inaugurada Dinosaur Land. Além do espaço de exposição do museu, tem uma sala de aula, um espaço interativo e uma loja de livros de origami e papéis.

Também conheci dois famosos mestres de origami.

Makoto Yamaguchi, nascido em Tóquio em 1944. Em 1989 ele fundou a Gallery Origami House, onde realiza eventos relacionados ao origami, e onde podem ser encontrados papéis e livros sobre o assunto. Faz parte de vários grupos de origami, entre os quais o NOA e a British Origami Society. Tem vários livros de origami publicados em japonês e em inglês. É membro do Origami Tanteidan, pequeno grupo formado por jovens origamistas que se reúnem para trocar idéias e técnicas, assim como divulgar a arte do origami entre leigos e especialistas.

Kazuo Kobayashi é o atual responsável pelo Origami Kaikan, local onde se realizam cursos, venda de papéis artesanais japoneses, papéis especiais para origami, livros e vídeos. É um centro de divulgação do papel e do origami. Com esses temas, Kobayashi proferiu palestras e expôs em vários países, nos quais recebeu muitos prêmios. Divulgou a arte do origami através de exposições na Austrália, França, Áustria, Coréia, Portugal, EUA, Itália, China e até no Brasil. Entre as suas publicações, temos o Origami Party, da editora Kodansha, e Origami, em 4 volumes, da Fureburekan.

Dia do Origami

Atualmente existem dois World Origami Days, porque os dois grandes centros origamísticos comemoram o dia do origami em dias diferentes. Nos Estados Unidos se comemora no dia 24 de outubro, dia do nascimento de Lilian Oppenheimer, falecida em 1992. Ela foi a fundadora do primeiro grupo de origami na América e também foi co-fundadora da British Origami Society e da Origami USA. Porém no Japão é no dia 11 de novembro que se comemora o dia do origami, uma referência ao dia em que a figura do tsuru foi reconhecida como símbolo da paz.

Aqui, algumas fotos que tirei no Japão.

Todo origami começa quando colocamos a mão em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato.

Tomoko Fuse