Outubro – Dia do Saci e Halloween

 [Relembrando Segundo post do mês abril – Parceria Filiperson]

As vezes, o mundo da fantasia, dos vampiros e das bruxas nos confortam, e deixam a vida um pouco mais leve. Viajar nesse mundo maravilhoso da imaginação, para fugir um pouco desse mundo tão caótico, rs.

Divirtam-se, aprendendo a fazer uma flor/enfeite para o Dia das Bruxas ou Dia do Saci  (foto abaixo com o passo-a-passo).

flor1

Passo-a-passo do Saci:

saci3saci1

Origami nível fácil: forma básica casquinha de sorvete!

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência da cultura norte-americana em nosso país.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma tradição da cultura anglo-saxã cuja origem remonta ao festival celta de Samhaim, que depois se uniu ao feriado católico do Dia de Todos os Santos. O objetivo é celebrar mitos populares, sendo que alguns deles têm inspiração sinistra, como as bruxas e vampiros. Já o Brasil tem o saci como sua maior lenda e “muso inspirador” do Halloween brasileiro, o Dia do Saci. Que tal aproveitar o 31 de outubro para fazer um “tira-teima” de quais mitos são mais legais: os “nacionais” ou os “importados”? Fonte: BOL

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2011/10/31/dia-do-saci-faz-resistencia-pacifica-ao-halloween-para-preservar-mitos-nacionais.jhtm

Para relembrar o ano de 2009! Lançamento do O livro vermelho dos vampiros


Eu dobrei este morcego, nível intermediário, em origami (Happy Good Luck Bat – criado pelo origamista Michael LaFosse) especialmente pra homenagear o organizador Luiz Roberto Guedes (confira aqui a mini que fiz com o autor de literatura infantojuvenil), o editor e os autores.

 

Este livro apresenta dezesseis minicontos bem-humorados, com um texto ágil e contemporâneo, falando de situações engraçadas, fantasiosas ou até mesmo delicadas, que giram em torno de dezesseis datas festivas e históricas do Calendário – Ano-novo, Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho,Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festas Juninas,Férias escolares, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia das Crianças, Dia das Bruxas, Dia da Bandeira, Dia Nacional da Consciência Negra e Natal. No final do livro o leitor encontra também informações e curiosidades sobre os dias que inspiraram a criação de cada história.

Confira o link abaixo:

http://books.google.com.br/books?id=gtUO07HI_XwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

1011944_689896131027436_1314537085_n

Curiosidade

“Halloween ou Dia do Saci
Limitar a comemoração à disciplina de inglês pode ser uma boa alternativa, bem como introduzir, de maneira sutil, a questão da influência de outras culturas graças à imigração e à globalização. Vale também apontar às crianças as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural.
Voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, o mesmo dia 31 de outubro. Coincidência? Sem dúvida não, a iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização – já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo.”
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/halloween-395939.shtml

Curiosidade da CHC
Dia das Bruxas? Que história é essa?
Você sabia que o Halloween não é criação dos Estados Unidos?
http://chc.org.br/dia-das-bruxas-que-historia-e-essa/

Salvar

Salvar

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s