Mulheres no Jornal Rascunho

[Mulheres  no Jornal Rascunho]

Mantenho uma parceria com o Jornal Racunho há muitos anos, e fui uma das primeiras mulheres no rol de ilustradores do jornal. Nos créditos, uma lista só de homens, eu era a única mulher.

Não digo que não sentia certo orgulho, mas ao mesmo tempo sentia uma ponta de tristeza, rs. Felizmente os tempos estão mudando e empoderando as mulheres, e hoje creio que somos três ou quatro nessa nova lista de colaboradores de ilustração. Nem vou comentar a outra lista, a de colunistas e resenhistas, hahaha. As mulheres são sempre minoria, uma pena!

Ah, ia me esquecendo, no Vida Breve, ilustrei a escritora Ana Paula Maia. Estou comentando isso porque eu tenho ilustrado apenas textos de resenhistas e colunistas homens. Mas, nessa semana, até que enfim!

Vou ilustrar um ensaio de uma MULHER. Viva! O título do texto: “Tudo é Narrativa – O lugar dos bichos”, de Tercia Montenegro.

Nas narrativas clássicas – incluindo-se aí as religiosas – o animal sempre ocupou um lugar secundário, tendo a sua existência sob risco constante. O antropocentrismo que orienta nossas práticas moldou um olhar de superioridade em direção às demais espécies, e os relatos de sacrifícios jamais tiveram a intenção de provocar horror pela matança de bichos; ao contrário, passavam a mensagem de justeza, de uma busca de “equilíbrio” na ordem dos fatos: algumas vidas animais a menos serviam para aplacar a ira dos deuses, ou para expiar os pecados humanos.

Enfim, gostei do ensaio, e espero que ela goste da ilustração. Publico em primeira mão aqui no meu blogue, rs.

faceRascunho Tereza JulhoUtilizei as texturas dos meus carimbos naturais! Abraços Dobrados e Viva as Mulheres e os Animais!

Ah, e aproveitando, em junho, o Rascunho está com a promoção: Assine por um ano e ganhe um livro. Confira no link abaixo: http://rascunho.com.br/promocao-assine-e-ganhe-um-livro/

Abraços Dobrados com Empoderamento Feminino.
Deixe um comentário

