25 de maio: Dia Nacional da Adoção!

 [ Relembrando um post antigo! ]

Bom dia! Abraços Dobrados Doados.

Eu me lembrei desse posto pelo seguinte motivo: no dia 2 de setembro participarei com uma minioficina (cãezinhos e monstrinhos para crianças) no evento sobre cães sociáveis e adoção de cães da ONG Dalai Pinho.
Não percam! Mamães, façam a inscrição gratuita para os seus “filhotes”, hahaha.

Tereza Casa da Cultura 2015monstrinhosong

cachorrinhosCachorrinhos de origami dobrados por Tereza Yamashita. Criação: autor desconhecido.

 

[ 25 de Maio – Dia Nacional da Adoção ]

• Adoção

caozinhos

Ganhei uma menina, Editora Scipione, Teaser do livro, Adoramos os animais, Nossos livros

Quiuí é um cachorro de estimação como vários outros. Mas, ao nos contar como é a sua vida, descobrimos outra realidade – ou pelo menos uma nova perspectiva dos fatos, observados agora de cima de quatro patas. Assim, podemos acompanhar o dia a dia canino e tudo o que ele tem de mais divertido. Conforme a perspectiva do nosso amigo peludo, os cachorros são donos do próprio nariz. Para lhe fazer companhia, por exemplo, Quiuí possui dois bichinhos de estimação: Pedro e Paula. Como o casal trabalha em casa, os três estão sempre juntos no apartamento. Dono do pedaço, Quiuí come bem, passeia todo dia, dorme e brinca sempre que quer. Quando não recebe atenção ou quando está um pouco entediado, já sabe: é só fazer a maior bagunça em casa que os seus bichinhos Pedro e Paula logo vêm pra perto. Um dia, Quiuí começa a desconfiar do comportamento do casal, até que, no dia do seu aniversário, descobre que a causa do mistério era o seu presente – uma menina! Pedro e Paula adotam uma criança, e Quiuí se sente extremamente feliz com a novidade. E é ele mesmo quem dá o nome à garota: Érica. Ganhei uma menina! é um divertido livro que brinca com as perspectivas e, de uma maneira inusitada, trata de um tema delicado para as crianças, que é a adoção.

Sobre os autoresilustradora

Aqui um vídeo ( X Factor Australia – Emmanuel Kelly ) que achei maravilhoso, trata-se de adoção, preconceito e superação. Recomendo.

Outros posts sobre adoção no Abraços Dobrados:

https://yamashitatereza.wordpress.com/2012/06/22/adocao/

https://yamashitatereza.wordpress.com/2012/05/26/25-de-maio-dia-nacional-da-adocao/

Preconceito e adoção, temas delicados

156831_386675538096669_204082441_n

Temas ao mesmo tempo opostos e tão ligados. Se houver preconceito não haverá adoção. Em nossos livros trabalhamos os dois temas separadamente e, ao mesmo tempo, juntos.

Curiosidade!

Os alunos de uma professora de primeira série estavam examinando uma foto de família. Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adotada. Logo uma menina falou:
— Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada. Logo outro aluno perguntou-lhe:
— O que significa “ser adotado”?
— Significa — disse a menina — que você cresceu no coração de sua mãe, e não na barriga!

Temas abordados pelos livros abaixo:

• preconceito e adoção

Troca de Pele é a história de Éric, um menino colorido, ruivo e de olhos azuis, numa cidade chamada Xadrez, que é toda cinza, preta e branca. Lá ele sofre o preconceito de quem é diferente. Até que um dia encontra Zilá, uma cozinheira sem filhos, que trabalha no Colégio Aprender. Zilá, o marido Jamil e Éric formam uma família que não liga para a cor da pele. Escrito para jovens, mas tratando de um assunto muito sério, Troca de Pele é um livro sobre a igualdade e o poder da imaginação para transformar o mundo.

Troca de PeleEditora Hedra: (Livraria Saraiva, Micrópolis, Criatividade Premiada, Firulas e Divagaçõesbooktrailer do livro)

esquilo

A família Fermento contra o super-vírus de computador, Editora Saraiva/Formato: (CobraNorato, Sobre nossos livros, 7 bilhões de havitantes, Entrevista Rádio UNESP, booktrailer do livro

Fernanda e Frederico Fermento são os pais de 22 filhos adotivos, que estão proibidos de mexer no computador novo, recentemente instalado por um técnico muito mal-humorado que não gosta de crianças. Os irmãos mais velhos influenciam a caçula Zezé a ligar a máquina, que imediatamente pifa. Então, aparece na tela a cara redonda e vermelha do técnico que esteve em casa: um vírus poderoso. Com uma risada tenebrosa, ele suga todos os irmãos para dentro do computador. Lá no ciberespaço, os fermentinhos são clonados e vivem aventuras até conseguir fugir por uma escada virtual. Com a ajuda de um gato falante, voltam para casa, mas percebem que Zezé ficou para trás. Para resgatar a caçula, contam com a ajuda de Fernanda e Frederico e acabam encontrando Zezé na sala de arquivos virtuais, onde, sem querer, ela apaga o supervírus e começa a organizar a bagunça…

pag06-1ok1

• Preconceito

A menina vermelha, Editora Manole, booktrailer do livro, EMEF Maria Berenice, Revista CH das Crianças on line, Maleta da Marieta – Portugal, Tiranossauro Rex, Dia Internacional do livro infantil, Presentes.

DSC05177

Quem tem o direito de decidir qual a cor da nossa pele?
Íris é uma menina cheia de imaginação, que sempre gostou de desenhar e pintar. Ela ama as linhas e as cores.
Mas seu mundo fica ao contrário quando ela conhece Siri, outra menina que também adora desenhar e pintar. O mais incrível é que Siri mora no mundo-dentro-do-espelho. Ela é o reflexo de Íris.
Juntas, elas e seus amigos vão lutar contra o preconceiro de um tirano grosseiro e mal-humorado. E você vai descobrir que as pessoas podem ser azuis, verdes, laranjas, violetas, vermelhas… Enfim, de muitas cores!

Anúncios

2 pensamentos sobre “25 de maio: Dia Nacional da Adoção!

  1. Querida Tereza, adorei o livro “Troca de pele”. Acho que comentei com você na época em que o li. Gostei mesmo! Os outros eu ainda não conheço, mas tenho certeza de que também vou gostar. “Ganhei uma menina” me parece uma história muito especial, sem falar na originalidade de narrar sob o ponto de vista de um cão! Maravilha!
    Parabéns pra você e pro Nelson pelos belíssimos livros.
    Grande abraço!

  2. Oi, Sônia. Bom dia!
    Obrigada pela visita. Pra mim, é sempre uma honra receber um elogio seu.
    O livro ainda não veio da gráfica, está demorando, sniff.
    O Luiz manda um abraço também.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s