Experimente – Plataforma do Letramento.

[ Experimente – Plataforma do Letramento ]

Captura de tela 2016-03-03 às 10.17.08

Conheci a querida Tamara Castro no curso O Diálogo com o Barro – O Encontro com o criativo, em 2012, coordenado pela professora Regina Chiesa, na UMAPAZ (Parque do Ibirapuera). Esse curso me fez relembrar de como eu gostava de trabalhar com o barro. Na faculdade, eu adorava as aulas de escultura do artista Cacipore Torres, e as outras aulas que trabalhavam com a argila, a cerâmica e a modelagem. Realmente foi um diálogo com o barro.

dic3a1logo-com-barro01abracos
Nesse curso, conheci várias pessoas muito legais, como a Tamara Castro, a Maria Cecília Suguiyyama, a Yone Fukushima e a Mônica Spada Durante. Até hoje mantenho amizade com todas, principalmente através do face.

DSC07277
Com a querida Tamara Castro, eu mantive mais contato. Um dia, conversando sobre literatura, fiquei sabendo que ao trabalhar como revisora no Cursinho Anglo, ela chegou a corrigir algumas das redações da minha filhota. Depois de alguns anos, ela me pediu pra usar em seu mestrado algumas fotos das minhas peças de argila, confeccionadas no curso da UMAPAZ. Fiquei honrada em poder contribuir, e muito orgulhosa do seu trabalho. E, agora em 2016, Tamara é uma das editoras da Plataforma do Letramento, onde há a seção Experimente. Sendo assim, ela gentilmente me convidou para escrever sobre o meu trabalho de literatura infantil com origamis, logo após ter visto um dos meus poemas ilustrados com dobraduras, no face.

pagina duplachapeu copy
Hoje o texto foi publicado, viva!: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/998/criar-ou-contar-historias-com-origami.html

Aproveito para agradecer à querida Tamara pela amizade, pelo carinho e pela confiança no meu trabalho com literatura e origami. Amei como o texto foi diagramado e editado na página, com os links para páginas extras (acho que escrevi demais, me empolguei, rs). Espero que os leitores e os professores gostem de meus experimentos com origami.

Abraços Dobrados Experimentados, Agradecidos e Felizes!

Captura de tela 2016-03-03 às 10.23.38
A Plataforma do Letramento nasce da ideia de se criar um espaço para a reflexão, formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. Idealizada pela Fundação Volkswagen e Cenpec, pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais que têm se dedicado a assegurar o direito ao pleno acesso ao mundo da escrita para todos os brasileiros, como garantia do aprendizado ao longo da vida e da participação ativa e autônoma nas diversas esferas do mundo social.
Aqui você encontra diversos recursos didáticos para usar com os alunos. Você pode experimentar sugestões de atividades de leitura, escrita, brincadeiras, e incorporá-las no seu plano de aula ou usá-las separadamente. Pode também adaptar ou inventar outras maneiras de aplicar essas atividades, estimulando as contribuições dos alunos.”

Sobre o site: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente.html

É só clicar e experimentar!
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/998/criar-ou-contar-historias-com-origami.html

Curiosidade:

Tamara e eu facilitamos um workshop, “Palavra na Lavra do Barro”, na Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho, com o apoio da Cássia Bitten e professora Lara Brum. Confiram as fotos. Foi demais! Abraços Dobrados Agradecidos.

https://www.facebook.com/tereza.yamashita.9/media_set?set=a.1335747046438830.1073741964.100000106419607&type=3

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

