Livro objeto – Livro de artista

[ Livro objeto – livro de artista ]

Na época da faculdade (1987), ainda influenciada pela aula de geometria plana, fiz muitos exercícios/experiências, e uma delas foi confeccionar um livro objeto (foto abaixo) em dupla com o Nelson.

livro artistamack88Livro objeto: EntE -1988

Depois, participei de um livro de poemas/grafemas concretos (outro trabalho da facu), o ösculopöstumo (livro de autor) onde colaborei com as Imagens. Bons tempos em que utilizámos Letraset e nanquim, e com elas fiz as colagens. Só recordando, a nossa parceria Nelson & Tereza (assinávamos ENTE) vem de longuíssima data, rs.

memorias1Livro de autor: EntE -1989

Depois, trabalhei muitos anos com projetos gráficos de capa e miolo de livros de literatura, didáticos e paradidáticos. Link do portfólio (capas dos livros) na Matéria-Prima.

Hoje estou retornando para as artes plásticas e para o origami. Em maio, fiz um curso de colagem com a querida Sônia Magalhães, e o resultado foi o exercício (foto abaixo) de intervenção em um livro.

intervenção barbaraIntervenção Bárbara – 2105 por Tereza Yamashita

Participei de uma exposição no MuBE em 2011.

_MG_9538 MuBE Ensigno – Foto: Fabio Zanzeri

E não parei mais, adoro papéis, colagens, livros e livros-objeto!

No dia 16 de setembro, na Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho, ministrarei um workshop de origami – minilivros dobrados. Ah, em parceira com Papéis Especias Filiperson. Não percam!

Tereza Casa da Cultura 2015booksE em parceria com a SESI-SP. A editora gentilmente irá presentear os participantes com a revista Ponto número #9! Arigatou e Abraços Dobrados Agradecidos.

revista-sesi-maos

Curiosidade 1

2015-03-27colagem3-1f-copyLivro de colagem e origami – 2105 por Tereza Yamashita

“O livro objeto  é um espécime único, pois se mantém a distância da produção massiva de obras literárias. Ele transcende os limites tradicionais dos livros comuns, baseados principalmente no texto. Este elemento pode ser visto, antes de tudo, como uma obra artística visual.

Desta forma, ele rompe com o formato mais conhecido do livro, e busca sua identidade na produção imagética iminente às Artes Plásticas. Mesmo assim o livro objeto pode ser lido, este ainda é o seu objetivo, embora esta leitura ocorra de uma forma distinta. Ela é realizada por meio de palavras soltas, sentenças curtas ou de um discurso mínimo. E igualmente através da interpretação pessoal das imagens.

Estes objetos comumente apelam à percepção humana, e desvinculam-se das formas e funções esperadas; eles não atravessam crise alguma na identidade, pois adotam naturalmente a faceta de objeto artístico. Eles são geralmente produzidos em pequena escala ou, muitas vezes, consistem de um único item de colecionador.

07.Book2015-07-28Livro de origami – 2105 por Tereza Yamashita

Não é intenção do livro objeto eliminar a versão convencional criada por Gutenberg, e sim ser um dos prováveis desdobramentos de sua evolução, completando a antiga forma, sem nenhuma outra pretensão. Estas experiências estão presentes particularmente na literatura infantil, pois nesta esfera a obra assume um caráter lúdico, ou seja, a criança tem também a oportunidade de brincar com o livro, abrindo e montando as páginas, formando castelos ou outras tantas estruturas mágicas.

Aqui a história é substituída por um enredo visual, graças a uma maior maleabilidade dos limites entre as várias manifestações artísticas humanas; elas se entremeiam de tal forma, que deste entrelaçamento surgem outras expressões. Nos tempos modernos são bem-vindas as misturas, combinações, justaposições e outras receitas nascidas de um caldeirão encantado no qual todo ingrediente imaginável pode ser adicionado.

Nasce desta forma uma nova esfera criativa, outro circuito de forças, o qual ocupa o espaço desocupado pelo ofício literário e também pelo universo das Artes Plásticas. O livro-objeto se instala nessa fronteira movediça e deserta, um híbrido da literatura e da produção visual.

livro objeto bolinha copyLivro de origami – 2105 por Tereza Yamashita

Em nosso país este elemento surge da experiência dos concretistas e neoconcretistas, da colisão entre sua poesia e a obra dos artistas plásticos, as quais eclodem no fim da década de 50 e no início dos anos 60. Os poetas desta escola literária tinham em vista a missão de destacar, nas palavras, os sons e os formatos.

Livrorosa82015-08-27Livro experimento com carimbo natural (alface italiana).

Assim, a poesia deste período fugia da gramática convencional e elaborava uma nova prática poética e imagética para o discurso textual. Destacam-se, nesta esteira criativa, os trabalhos de Augusto de Campos e de Júlio Plaza – os Poemóbiles, Objetos Poemas e Caixa Preta. Os neoconcretistas irão levar a extremos esses exercícios vanguardistas.” Ana Lucia Santana – InfoEscola.

Fontes: http://livro-objeto.blogspot.com e http://marcelonada.redezero.org/artigos/livro-objeto.html

Curiosidade 2:
“No processo de afirmação do livro de artista, alguns elementos devem ser levados em conta:
1 ‑ a renovação da concepção de livro em geral quando da fundação da Kelmscott Press em 1890. Para William Morris, o livro era uma arquitetura, na qual cada elemento – papel, tinta, tipos, espaçamento, margens, ilustrações ‑ devia ser considerado em si e em suas relações recíprocas com o conjunto. Com isso, Morris objetivava criar no leitor um prazer sensual que, aliado à concepção intelectual do livro como “estrutura controlada”, permitisse uma fruição integral;

10806373_1495062690742799_8864653358847525939_n

2 ‑ o papel das vanguardas históricas que, ao produto anônimo da indústria editorial, opõe “criações pessoais”. Fruto do trabalho conjunto de artista, escritor, diagramador;”

Para ler o texto completo da Constança Lucas, publicado em dezembro de 2014, basta clicar aqui:
https://www.facebook.com/notes/livros-de-artista/william-morris-18341896-este-artista-j%C3%A1-pensava-no-livro-como-arte/1495051824077219

O poeta Manoel de Barros certa vez escreveu: “imagens são palavras que nos faltaram”.

livrinhos origami

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s