Disparo de mil tsurus

[ Disparo de mil tsurus ]

Relembrando:

Captura de tela 2015-08-06 às 07.19.35
70 anos da Bomba Atômica
– Para saber mais, clique (aqui) na matéria da Folha de São Paulo.

DSC00979https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/bench-das-artes/

Hoje eu consegui terminar mais uma etapa da minha Árvore da Paz, agora ela tem outro nome: Disparo de mil tsurus (nome sugerido pelo Luiz Bras, arigatô!). Vocês devem estar se perguntando, que nome mais estranho, mas eu explico.

Confeccionei mil tsurus, e aqui no blogue eu já expliquei a história da Sadako e a lenda do semba tsuru (leia aqui)se você ainda não conhece a lenda). Depois de um bom tempo pensando em como colocá-los nos galhos, eu os juntei de 5 em 5 tsurus, veja a foto abaixo.

arranjutsurusokMonte a flor de tsurus como no esquema abaixo. Criação: Tereza Yamashita

Assim, eu consegui diminuir a quantidade de itens, ficando com apenas 200 estrelas de tsurus (veja a foto abaixo, da mesa). O segundo passo foi encontrar um suporte para a árvore. Aí eu tive um insight, me lembrei de uma antiga bala de canhão que ganhei do meu pai, isto há uns vinte e dois anos, rs. Aliás, trata-se de uma cápsula de bala vazia de canhão de tanque de guerra, em metal amarelo, acho que é bronze. Curiosidade: está gravado no fundo em baixo-relevo, a inscrição: SAM 103 – M3 = FJF – 42 – ANO 1949.

Não é incrível as analogias: paz, tsurus, guerra, bala de canhão, árvore, vida, livros e arte? E quando mostrei ao Luiz ele logo veio com o título para a obra. Amei, espero que vocês tenham gostado também.

Ah, na foto maior acima, as coisas que mais amo e admiro: o origami, os livros, as árvores e o nosso gato Sansão.

Então, agora vou passar para a última etapa: colar as estrelas de tsurus nos galhos. Gambatte!


http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-voo-dos-passarinhos-de-papel/

“Este é o nosso pedido.

Esta é a nossa oração pela Paz Mundial.

Vou escrever PAZ em suas asas e vocês voarão pelo mundo.”

Sadako Sasaki

Deixe um comentário

