Origami, papel transformador

[ Origami, papel transformador ]

11742662_1157410737608161_8578312576913869179_n

Um gesto tão simples de atenção, e nunca mais me esquecerei.

Uma experiência que me comoveu quando estava ensinando origami no Festival do Japão. Percebi que um senhor estava rondando a mesa e perguntei se ele queria aprender a dobrar. Ele, encabulado, disse que só queria olhar, mas eu insisti que ele sentasse para aprender.

Quando se sentou à mesa, desajeitadamente me mostrou as suas mãos enormes, calejadas e com vestígios de graxa. Disse que era operário e trabalhava com serviço pesado/bruto e achava que não tinha nenhum jeito com papel, principalmente com uma arte tão delicada.

Eu, sem graça, comentei que poderíamos tentar. Pensei comigo mesma, será um grande desafio.

Ensinei a primeira dobra e quando olhei para ele, percebi seu olhar de medo, receio de estar fazendo algo errado, tão constrangido estava. Me lembrou uma criança acuada. Aos poucos, ele foi se soltando e felizmente conseguiu terminar a dobradura. Ficou tão feliz e agradecido, que dessa vez fui eu quem fiquei sem jeito com os agradecimentos.

Puxa, voltando pra casa me lembrei do livro da Fayga Ostrower, “Universos da Arte”, onde ela ministrou um curso de artes para operários, e relatou sua grande experiência no livro.

A minha nem se compara com a dela, mas foi muito bom poder ensinar um pouco do que sei para alguém, e que esse simples gesto pode fazer a diferença para outra pessoa.

E dessa forma, meu coração sorriu feliz e emocionado. Creio que o origami tem o seu papel transformador.

Abraços Dobrados Agradecidos e Transformados.

Um pensamento sobre “Origami, papel transformador

Deixe um comentário

