Dia Nacional da Imigração japonesa

[ Exercícios divertidos! ]

Amanhã, eu tenho a penúltima aula do Olhar para dentro, na UMAPAZ. Como lição de casa foi proposto um exercício (Quem sou eu?), muito parecido com o exercício que fiz na PUC – criação literária, denominado autorretrato.

E por coincidência, hoje, dia 18 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imigração japonesa.
“A data escolhida é a data da chegada do primeiro navio, chamado Kasato Maru, que trouxe os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil. O navio embarcou no porto de Kobe no dia 28 de abril de 1908, rumo ao Brasil em uma viagem de 52 dias, até o desembarque no Porto de Santos no dia 18 de junho de 1908.” Japão em Foco

Leia mais: http://www.japaoemfoco.com/dia-nacional-da-imigracao-japonesa/

Com o exercício e o dia comemorativo, lembrei-me do poema abaixo, e do meu conto na antologia Retratos Japoneses no Brasil – Literatura Mestiça, que a querida Marília Kubota organizou.
A antologia ganhou o 3o lugar no Prêmio Literário Bunkyo 2011 pela Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa (CAL-P).
Eu participei com o conto Missoshiru, para ler, clique aqui.

Adoro as belas coincidências. Abraços Dobrados Mestiços.

imagem poema
11401053_1086314848048719_4555735012298545778_n
Deixe um comentário

