Kusudama

[ Primeiro post do mês abril – Parceria Filiperson]

florinteira copy
O kusudama, em sua tradução literal, significa “bola de remédio” (kusu = kusuri = remédio e dama = bola) e consiste em um origami modular (união de várias peças que podem ser coladas, encaixadas ou até mesmo costuradas). No Japão antigo, havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais, na cabeceira das camas dos doentes, para emanar boas energias.
O cordão, que fica logo abaixo do kusudama, pode ser explicado da seguinte forma: como o kusudama contém a energia da cura (ervas aromáticas ou medicinais), o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa, ou para o ambiente. O fio ajuda a distribuir e espalhar essa energia.
Atualmente os kusudamas não possuem mais fins medicinais. Alguns dobradores/origamistas colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências, funcionando apenas como aromatizantes ambientais, ou simplesmente servindo como uma bela peça de decoração, ou para presentear amigos com os votos de saúde, proteção e felicidade.

florparede2
Adoro as combinações de preto & branco. Nessa postagem, eu aprendi a dobrar um kusudama de flor, um modelo alternativo, criação da Koovaha Fricz. Utilizei o papel Filipaper Filicolor 180g/m² (50 folhas, preto) A4 em preto e branco. Aqui, eu fiz (errei, sniff) a flor com seis pétalas, mas o modelo original tem cinco pétalas, e fica mais fácil para montar, rs.

material abril2015

Confira o diagrama aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “Kusudama

  1. muito linda essa flor! cada dia o seu trabalho me parece mais delicado, sofisticado e limpo. Parabéns Tereza!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s