Prêmio Hans Christian Andersen

[ HANS CHRISTIAN ANDERSEN merecidamente para um brasileiro ]

Puxa! Que alegria ver o trabalho de um colega ser reconhecido internacionalmente! Aqui fica a nossa singela homenagem! Arigatô pelo envio dos  livros, guardamos a sete chaves! Quanta honra, todos foram carinhosamente dedicados para nossa família, inclusive à Érica e ao Sansão. Parabéns, e muito sucesso pra você, é o que desejamos daqui do Brasil, de Sampa. Abraços Redobrados!

rogerDSC00464

Foi anunciado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil, que começou hoje 24/03/2014 em Bolonha, na Itália, os vencedores do PRÊMIO HANS CHRISTIAN ANDERSEN, distinção considerada no meio como o Nobel da Literatura para Crianças e Jovens.

Atribuído a cada dois anos para um ilustrador e um escritor, os vencedores de 2014 foram o ilustrador brasileiro Roger Mello e a escritora o japonesa Nahoko Uehashi.

sm_1205393965db89nlf5tf

831358

Moribito-DUOA escritora japonesa Nahoko Uehashi é conhecida pela coleção juvenil Moribito Series

Concedido pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) o Hans Christian Andersen já foi entregue para duas escritoras brasileiras: Ligia Bojunga e Ana Maria Machado.

Considerações da IBBY sobre a obra de Roger Mello: “suas ilustrações são inovadoras e inclusivas e incorporam imagens que promovem a tolerância e o respeito pelas culturas e tradições do mundo”.

Considerado um prêmio de carreira para autores e ilustradores, o Hans Christian Andersen já foi atribuído, por exemplo, a Astrid Lindgren (1958), Gianni Rodari (1970), Maurice Sendak (1970), David Almond (2010), Lisbeth Zwerger (1990), Tommi Ungerer (1998) e Anthony Browne (2000), todos com obra publicada em Portugal.

Em 2012, os vencedores foram a escritora argentina Maria Teresa Andruetto e o ilustrador checo Peter Sís.

22653-1-1

Roger Mello
Ilustrador e autor de livros infantis, Roger Mello nasceu em Brasília, em 20 de novembro de 1965. Artista plástico, Roger Mello é formado em Desenho Industrial e Programação Visual, pela UERJ. No inicío de sua carreira, trabalhou ao lado de Ziraldo, na Zappin, e também se dedicou ao desenho animado: cursos no SENAC, na UERJ e no grupo Animation, com a equipe do National Film Board, do Canadá. Na televisão, fez as vinhetas de encerramento da novela Vamp, para a TV Globo, além de diversas participações na TV Educativa do Rio de Janeiro, nos programas Canta Conto e Um salto para o futuro. Em 2000, Maria Teresa foi destaque na estréia da série Livros Animados, do canal Futura. Roger Mello tem conquistado diversos prêmios por seus trabalhos como ilustrador, autor de livros de imagem e livros para criança, e também como dramaturgo. Em 2002, Meninos do Mangue foi o grande destaque nos concursos literários, recebendo, da Câmara Brasileira do Livro, dois Jabuti’s (de Melhor Ilustração e de Melhor Livro Juvenil) e, da Fondation Espace Enfants (FEE), Suiça, o Grande Prêmio Internacional. Para o teatro, ele escreveu os textos de Uma história de boto-vermelho (1992), O país dos mastodontes, Curupira e Festa no céu.

Puxa, e eu ainda não o chamei para as minhas minientrevistas, sniff. Mas já consegui a participação da renomada Graça Lima, do grupo Capa dura em Cingapura, do qual o Roger Mello faz parte também! Quem sabe ele aceita participar da minientrevista para o próximo semestre!

Revista Crescer  http://vimeo.com/14141363

Acima o link de um vídeo com uma entrevista que a Revista Crescer fez com o ilustrador. A entrevista foi concedida para a Cristiane Rogério, ex-editora da revista. (veja a sua mini aqui no Abraços, rs).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s