Isso é Arte?

[ Arte Moderna ]

issoéarte?

Estou lendo o livro Isso é arte?, de Will Gompertz, publicado pela Zahar. E acabo de me deparar com a entrevista abaixo, com o Ferreira Gullar. Estou tentando entender melhor a arte moderna!

Sinopse: Dos nenúfares de Monet aos girassóis de Van Gogh, das latas de sopa de Andy Warhol ao tubarão em conserva de Damien Hirst, o editor de artes Will Gompertz conduz o leitor por uma viagem que transformará para sempre a maneira de ver a arte moderna. Com estilo envolvente – que mescla conhecimento do assunto, ótimo texto e um delicioso senso de humor -, o autor conta a história dos movimentos, dos artistas e das maravilhosas obras que não apenas mudaram a arte para sempre, mas ajudaram a criar e definir o mundo moderno. Repleto de episódios reveladores, que nos levam a passar uma manhã num café com Monet e os impressionistas, ou a acompanhar Marcel Duchamp comprando seu famoso mictório, ‘Isso é arte?’ dispensa qualquer discurso pretensioso sobre o assunto. Além de contextualizar os fatores sociopolíticos, tecnológicos e artísticos que levaram à fundação de cada movimento e estilo, Gompertz aponta os legados desses movimentos – como o humor surreal do Monty Python nunca teria existido sem Tristan Tzara abrindo caminho com os dadaístas, ou como Le Corbusier não poderia ter transformado a arquitetura sem o protocubismo de Paul Cézanne. A todos os que já olharam para uma cama desfeita ou um tubarão em conserva num museu e se perguntaram ‘Isso é arte?’, esse livro é leitura essencial. Gompertz não responde a pergunta, mas faz melhor – oferece as ferramentas para que o leitor mesmo decida. O livro traz encartado um mapa da arte moderna, baseado no mapa do metrô de Londres, que dá a chave visual para o leitor entender as linhas e ramificações da arte moderna desde o seu início, em 1870, até o início do século XXI.

Captura de tela 2014-02-15 às 07.17.34

Cristina Aragão entrevista o autor de Isso é Arte, Will Gompertz – 06/09/2013 – GloboNews.

http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-literatura/v/cristina-aragao-entrevista-o-autor-de-isso-e-arte-will-gompertz/2808983/

Do Luiz Bras no Guia da Folha.

isso é arte? LB026 copy

Leia a entrevista feita pelo jornalista Ivan Cláudio com o crítico e curador de arte Ferreira Gullar, publicada pela revista “Isto É”. Ferreira Gullar é amplamente conhecido no campo das artes e já publicou importantes textos sobre arte, principalmente sobre arte moderna e a vanguarda artística brasileira, porém tem uma forte posição quanto a produção de arte contemporânea. Vale a pena saber mais sobre o seu posicionamento nesta entrevista:

Ferreira Gullar diz que, ”em resumo, o principal problema da arte contemporânea é que se confundiu expressão com arte. Perdeu-se a noção de que uma coisa pode ser expressiva sem ser arte. Por exemplo: se eu dou um grito, isso é expressão, mas não é arte. Para que esse grito se torne arte, é preciso que eu o transforme num poema, ou que um pintor como E. Münch faça um quadro como “O Grito”, em que aquilo vira uma obra plástica. Se eu me sentar no chão em cima de terra, mesmo que seja no museu, não é obra de arte. Pode ser uma atitude, uma performance adotada como protesto, como manifestação, mas não é obra de arte.”

Para entender melhor a entrevista, clique aqui, arquivo completo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s