Sobre Mail Art com Gabriela de Noronha Goyos

[ Sobre Mail Art com Gabriela de Noronha Goyos]

Uma mini-entrevista sobre a minha participação nas exposições de Mail Art, com a estudante de mestrado em Gestão das Artes-Universidade de Bologna, Gabriela de Noronha, confiram um trecho.

Percebi que você participou de outros projetos de Mail Art. Poderia comentar sobre as diferenças entre eles?

Nunca tinha participado de projetos de Mail Art até 2012. Mas já conhecia a importância desse gênero artístico, principalmente nas décadas de 70 e 80. A internet, e principalmente o facebook, que agora completa 10 anos, abriram as portas para esse tipo de projeto, para mim. O face, apesar de todas as brincadeiras e futilidades, a meu ver ainda é um ótimo veículo de divulgação, principalmente pela agilidade com que as pessoas compartilham as informações. Como você viu no meu site, eu sou apaixonada pela literatura infantil e por artes plásticas, minha paixão maior é o origami. Com a arte quero compartilhar uma mensagem de PAZ.

E através do facebook eu fui convidada, pelo Alejandro Rosas Vera, para participar do El Linea Por El Mundo, em 2012. A ideia principal, o título do projeto já diz tudo: a união dos povos através de uma única linha. Lindo, não?

terezayamashitatsuru

https://yamashitatereza.wordpress.com/2012/07/19/ilustracoes/

Participaram ilustradores do  mundo inteiro, com os mais variados traços e ideias. O segundo projeto foi o Mail Art Books, fui convidada pela artista plástica Contança Lucas (confira aqui a mini-entrevista) que também participou do primeiro projeto citado. Agora o foco era outro: a literatura e os livros. A ideia principal também foi a união de vários artistas, reforçando a importância dos livros no mundo, a visão de cada indivíduo sobre a literatura, principalmente no Brasil, onde a literatura ainda não é muito valorizada.

Tereza Yamashita ap livros 001 arvore

Tereza Yamashita, Brasil – título: árvore

http://artepostaloslivros.blogspot.com.br/2011/02/tereza-yamashita.html

E o terceiro projeto foi Mail Art CupCake, no MuBE, em 2013. Fui convidada pela equipe que coordenou a mostra. Aqui trabalhamos com um produto que era meramente de consumo, transformando-o, através da arte, em um produto com uma ideia e uma crítica, enfim, reforçando a proposta básica da arte: que os indivíduos não apenas aceitem o que veem, mas também questionem.

mube

https://yamashitatereza.wordpress.com/tag/mail-art-cupcake-mube/

Deixe um comentário

