Que ano atípico!

[ Como a vida da gente muda de repente!]

Até os dez anos, a vida parece apenas uma brincadeira de pique ou de esconde-esconde. Tudo passa tão depressa. Dos dez aos vinte, tudo muda… aos poucos vamos nos transformando. Dolorosamente tomamos consciência de quem somos, e não temos a mínima ideia de quem vamos nos tornar, ou para onde iremos. Não sei, mas a minha vida se transforma, muda de dez em dez anos, como num ciclo pré-determinado. Coincidência? Não sei.

Dos vinte aos trinta anos, eu trabalhei em agências de publicidade, e depois com ilustração editorial, frilando em casa. Então a nossa menininha nasceu, que grande mudança! Uma virada de noventa para cento e oitenta graus, rs. A nossa filha foi pra escola com dois anos, e eu voltei a trabalhar seis  horas por dia, em uma grande editora, com carteira assinada… bons tempos em que as editoras mantinham turnos de meio período! Nessa editora eu trabalhava ora com publicidade, ora com o design de livros. Aprendendo na raça a diagramar e a elaborar projetos gráficos, um ramo totalmente novo pra mim. Era bem estressante, rs. Tinha que me dividir entre duas áreas (marketing e editorial de artes) quase ao mesmo tempo, e ganhando apenas por uma área, rs… fiquei apenas dois anos nessa editora, mas aprendi muito.

Então voltei a trabalhar como freelancer, alugando uma pequena sala, rs. Nos primeiros cinco anos oscilei entre projetos de capas de livros de auto-ajuda, de literatura, de direito e de didáticos. Conseguimos comprar o um apê para montar o estúdio e depois trabalhei avidamente durante uns dez anos, apenas com livros didáticos (eu me especializei em várias coleções, da pré-escola e do ensino fundamental até o ensino médio e universitário), principalmente para a editora Saraiva-Formato-Atual. Fiz projetos em todas as áreas: humanas, exatas e biológicas. Nunca contabilizei, mas creio que fiz mais de cento e cinquenta projetos de capas e de livros, entre layouts e livros editados. Uma loucura, rs. Depois abrimos a Matéria-Prima Produção Editorial Ltda – ME.

tudoMP

Agora estou numa nova fase, me dedicando mais à literatura infantojuvenil (Mãos Mágicas, segundo livro individual) e às artes, trabalhando principalmente com o origami (já estou recebendo encomendas) e a cerâmica, aprendendo a encarar exposições (Vitrine do Metrô São Bento e Mail Art CupCake-MuBE), oficinas, e aprendendo a lidar com a venda das obras.

Mas estou escrevendo porque o que mais mudou em minha vida neste ano (a famosa crise do ninho vazio) foi  a partida da filhota. Só de pensar que daqui a seis anos ela se tornará uma médica, fico até arrepiada, rs. Nesse final de semana ela voltou para nos visitar e se encontrar com as amigas do antigo colégio. Agora quem reclama é ela, que a vida está passando depressa demais… e aqui, o ritmo de minha vida parece que começa a diminuir gradativamente.

Assim é a vida, muitos amigos e colegas estão encerrando suas carreiras profissionais nas grandes editoras, alguns apenas começando, uns se aposentando, muitos perdendo os pais (infelizmente, perdi os meus), outros se divorciando, outros tendo filhos, outros montando suas empresas, outros fechando suas empresas, outros escrevendo o seu primeiro livro, enfim…

Como a vida da gente muda de repente… de repente MESMO! Mas o bom é que estamos sempre aprendendo e nos renovando!

Um pensamento sobre “Que ano atípico!

Deixe um comentário

