Dorina Novill

[ Leitura Inclusiva – Dorina Novill  e as duas Bias, rs ]

Captura de tela 2013-06-13 às 11.13.52

lerincluirtransformar_2

No dia 17/06/2013 eu participei da oficina de capacitação de Leitura Inclusiva na Fundação Dorina Novill. Foi muito gratificante. Conheci o conceito dos programas de acessibilidade aos deficientes visuais MEC/DaisyVirtual Vision,  eu já conhecia o DosVox. As palestrantes (adorei conhecê-las) Ana Paula Silva e Mariana Orrico estão de parabéns pelo lindo trabalho. Elas conseguiram desfazer vários mitos que giram em torno da deficiência visual, nos ensinou que o termo portador é utilizado erroneamente para a deficiência, e  que o trabalho de divulgação da acessibilidade pode ser muito simples, basta o apoio e o interesse de todos. Explicou que através do CECOGRAMA Nacional – Serviço Postal destinado aos deficientes visuais que utilizam o Braille para sua comunicação escrita, os livros em braille e os audiolivros podem ser trocados/divulgados entre os deficientes, bibliotecários, professores, pessoas interessadas e instituições. Comentaram sobre a importância de bibliotecas como a do Centro Cultural São Paulo e a Biblioteca São Paulo/Carandiru, que são as principais instituições parceiras da acessibilidade à leitura para os deficientes visuais. 

cert.dorina

Adorei conhecer a Fundação Dorina Novill, toda a equipe e os voluntários. Aqui fica o meu agradecimento e minha admiração pelo lindo trabalho dedicado aos deficientes visuais e seus familiares (reabilitação, educação especial e empregatbilidade). Recomendo a visita, uma experiência muito gratificante, e principalmente a troca de ideias entre as pessoas que participaram da oficina.

muraldorina

Fotos divulgação: Dorina Novill

dicasdorina

*

O nosso livro Bia Olhos Azuis, Editora Alaúde (leia a mini-entrevista com o editor), tem como tema principal a deficiência visual.

bia copy

E hoje acabo de descobrir e assistir a um vídeo muito fofo! Ele foi feito pela Bia (Dicas da Bia), uma garota de 13 anos, lá de Joinville!

Bia

Vídeo:

Aqui fica o nosso obrigado e a nossa admiração, e um recadinho para a Bia (face):

Adoramos o seu vídeo sobre a Bia Olhos Azuis!

Parabéns pelo blogue, e continue sempre assim: lendo muito, estudando e ficando antenada com o mundo!

Abraços Dobrados do Luiz e da Tereza, e um abração para a sua cidade, Joinville!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s