Tambores japoneses

[  Contitos – Homenagem para o Dia das Mães ]

coracaofelizdiadasmaes

Uma pequena homenagem do Abraços Dobrados para a minha mãe (83 anos!!!) e para todas as mães do mundo!

03.ilustrorigamiok

Adoro o som dos tambores japoneses, os taikos.

 Obs:Porta-retrato, ilustração e corações,origamis  Tereza Yamashita.

[ Tambores japoneses ]

Tereza Yamashita

Hoje foi um dia especial. Nós acordamos com os Beatles. O papai levantou cedo e nos fez uma surpresa. Foi o café da manhã mais divertido.

Meus pais adoram música — clássica, MPB e até o tal de rock’n’roll — e me ensinam tudo sobre ela. Só não gosto muito quando a mamãe dança, ela rebola demais e eu fico zonza.

Depois fomos à praia caminhar, tomar sol e escutar o som do mar.

De repente, ouvimos sons fortes e assustadores. Eu me encolhi toda, mas os meus pais, muito curiosos, foram ver o que era. Logo adiante, um grupo de jovens apareceu, tocando tambores enormes. A mamãe comentou que estavam tocando o taiko, uns tambores japoneses. Depois de um tempo eu me acostumei com o ritmo e até gostei, eram batidas fortes. O meu coração e o da mamãe estavam acelerados.

O som é hipnotizador, foi o que o papai falou no ouvido da mamãe. Eu também achei, e entrei no ritmo. Comecei a bater os pés e a mexer os braços e a cabeça, estava muito divertido.

Mas a mamãe não achou. Falou baixinho pro meu pai que já estava na hora. Meu pai ficou nervoso e foi a maior correria. Eu não entendi nada. Depois de um tempo, eu ouvi a mamãe dizendo que foi apenas um susto… Devia ter sido os tambores. Ainda não estava na hora de eu nascer.

Foi a minha primeira traquinagem, rs.

*

Escrevi o contito acima  (Tambores Japoneses) para a Revista Crescer, mas o Domingo Animado  foi o escolhido, rs!

*

Dias Incríveis-Alta

[ Rúcula com chantily ]

TerezaYamashita e Luiz Bras

— Sai pra lá. Você tá me apertando!

— Você é quem está com o pé na minha cara, ô!

— Ops… Tá ouvindo? Que música legal. Calminha, calminha… Dá um soninho…

— Acorda, seu preguiçoso! Não vê que tá na hora da gororoba? Olha ela aí.

— Hum! Salada de tomate, queijo fresco… êpa, rúcula com chantily?!

— Rúcula com chantily?! Hummm! É, até que ficou bom.

— Tô satisfeito! Agora é que está dando um soninho… Vou até esticar as pernas… Ei, dá pra tirar o cotovelo daí?

— Pára de gritar, moleque! Quieto. Ela tá lendo outro capítulo da história. Será que a Alice vai sair dessa encrenca?

— Eu gosto é do coelho nervosinho! “Ai ai, meu Deus, ai ai, meu Deus, é tarde, é tarde!”

— Puxa, hoje o tempo passou rápido. Olha só! Já tá na hora da gororoba esperta de novo.

— Sobremesa: sorvete de morango! Ôba!

— Eu adoro sorvete, mas ela tinha que colocar cobertura de massa de tomate? E ainda com queijo ralado?!

— Escuta! Parece que o papai chegou… Puxa, ela ficou superfeliz!

— Ouve! Presente, flores e cartão… Não escutei bem, que foi que ele disse pra ela?

“Feliz Dia das mães”.

— Caramba, ainda nem nascemos e eles já estão comemorando?!

— Apressadinhos.

*

Este contito faz parte do nosso livro Dias incríveis, Editora Callis.

dsc06989

*

Dica traquinas!

Crianças, deem dois livros de presente para a sua mãe no Dia das Mães. Um é de adulto, pra ela; o outro é infantil, pra você mesmo, rs. Ela nem vai perceber a segunda intenção. Um romance e um livro infantojuvenil!  Ela vai adorar ler o livro infantil pra você, kkkkkk. Ah, e não se esqueça do buquê de flores!

buquelivros

Agora, novidades supimpas: Em breve sairá uma antologia de limeriques pela  editora Escrita Fina. A antologia foi organizada pelo ilustrador Danilo Marques. Eu participei da antologia com dois limeriques sobre o taiko. Legal, não!? Aproveito para agradecer pelo convite, arigatô!

Ah, O Luiz Bras fez uma linda entrevista com a Tatiana Belinky, precursora do limerique. Sairá na Revista do Sesi, aguardem! Ia me esquecendo, ele também fez uma matéria para o Sesi sobre a Cora Coralina!

3 pensamentos sobre “Tambores japoneses

Deixe um comentário

