Comovente: pra rir ou pra chorar?

[ Pra rir ou chorar? ]

No domingo, assistimos ao filme O Palhaço, em DVD. Adoramos, um filme divertido e ao mesmo tempo muito crítico, de uma sensibilidade sem medida. Com momentos irreverentes e outros, melancólicos. Sempre achei o mundo do circo fascinante: as pessoas estranhas, os animais, os palhaços que arrancam risadas e os que mais assustam as crianças do que as divertem, enfim, um mundo fantástico, também sempre difícil. Mas no filme o mundo mambembe aparece adoçado e salvo pelos olhos do ator e produtor Selton Melo. Parabéns e Arigatô!

O Palhaço ganhou os prêmios de Melhor Direção (Selton Mello), Melhor Roteiro (Selton Mello e Marcelo Vindicatto) e Melhor Ator Coadjuvante (Moacyr Franco) no Festival de Paulínia 2011.

Sinopse: Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho.

E como vivo de coincidências… Eu estava arrumando a nossa estante de livros e encontrei um dos primeiros livros infantis (O Leão que achava que era domador, Editora Mercúryo Jovem) do Nelson de Oliveira, hoje mais conhecido como Luiz Bras, rs.

O livro foi lindamente ilustrado pela Graça Lima,
confira a sua mini-entrevista aqui, no Abraços!

Sinopse: Está armada a confusão no circo Pirlimpimpim. O domador se acha um leão. Os palhaços juram que são os mágicos. A bexiga se comporta como uma bola de capotão e, à noite, às escondidas, o engolidor de fogo se veste de trapezista. O pequinês… Ah, esse pensa que é um pastor alemão. As bruxas – onde já se viu bruxa em circo?- transforma, ratos em elefantes….

Na KlicEducação:

As crianças vão adorar esta história de um leão atrapalhado, que sonha em ser domador de circo. Atrapalhado também é o circo em que ele vai procurar emprego. É o circo Pirlimpimpim, onde tudo parece de cabeça pra baixo, pois o domador acha que é um leão, o engolidor de fogo se veste de trapezista e esta teima em se fantasiar de engolidora de fogo. Alguém vai ter de pôr ordem nessa arena, antes que o Pirlimpimpim desapareça na confusão.  As ilustrações, muito coloridas e bem ao gosto da garotada, fazem um casamento perfeito com o texto dessa historia pra lá de divertida.

E termino com essa frase (adoro frases!) que tem tudo a ver com post de hoje:

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.

Clarice Lispector

E viva o CIRCO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s