Virei fã do artista plástico Vik Muniz

[ Virei fã do artista plástico Vik Muniz ]

Aqui eu sempre comento sobre as coincidências. Hoje aconteceu mais uma delas. No sábado, o Nelson viajou  para Jaraguá do Sul, para o Festival Nacional do Conto, e a Érica e eu assistimos ao documentário Lixo Extraordinário, rodado no Brasil, com Vik Muniz, filme que concorreu ao Oscar e já ganhou muitos prêmios. O artista fotografou os catadores e as fotos foram reproduzidas em tamanho gigante. Depois elas foram trabalhadas com material reciclável pelos próprios catadores e pelo artista. O resultado foi novamente fotografado e virou muitas obras de arte.

“O catador é um pouco como o lixo. Ele tende à invisibilidade. Ele começa a aparecer e aparecer de uma forma diferente” Vik Muniz

Nem preciso dizer que fiquei muito impressionada com o documentário, Gramacho é um mundo à parte e os catadores são pessoas divinas. Adoramos e recomendamos.

E hoje, visitando o blogue Portuguese Blog, fiquei encantada novamente.

Dois milhões de tsurus vindos de várias partes do mundo, e uma obra belíssima foi o resultado de mais um projeto colaborativo do artista Vik Muniz. Ele Trabalhou com crianças em idade escolar da cidade de Nova York. Vik criou uma enorme obra feita de dois milhões de tsurus de papel, para a campanha do Japão, após o terremoto. A obra possui aproximadamente 10 por 12 metros. Essa campanha arrecadou fundos que foram destinados à reconstrução de projetos de educação e da juventude na região Tohoku no Japão.

Eu ainda estou engatinhando, rs. Terminei os meus mil tsurus e estou preparando a minha Pequena Árvore da Paz. Quem sabe um dia eu consiga fazer uma obra gigante como a do Vik.

Aqui fica a minha homenagem a este artista maravilhoso. Parabéns e arigatô pelas suas grandes obras humanitárias.

“Este é o nosso pedido.

Esta é a nossa oração pela Paz Mundial.

Vou escrever PAZ em suas asas e vocês voarão pelo mundo.”

Sadako Sasaki

3 pensamentos sobre “Virei fã do artista plástico Vik Muniz

  1. Sou professora de uma região carente no município de Vila Velha no Espírito Santo, resolvi realizar um trabalho a partir do documentário”Lixo Extraordinário”,com turmas do quinto ano. Queria conseguir um email para entrar em contato com o artista Vik Muniz e enviar as fotos dos trabalhos.

Deixe um comentário

