Nova minientrevista

[ Minientrevista com a escritora Sônia Barros, direto de Santa Bárbara d´Oeste, interior de São Paulo]

A Sônia, eu a conheci no lançamento do Era uma vez para sempre, organizado por Marcelo Maluf, para a Editora Terracota, do qual participamos. Foi um dia especial. Contamos também com a participação de 20 autores, como o Leo Cunha, a Tânia Matinelli, e a Tatiana Belinky , que esteve presente no lançamento para que pudéssemos cantar parabéns, por conta de seu aniversário de 90 anos. Quanta honra, não? 


Desde o evento, a Sônia e eu já trocamos livros e e-mails. E assim resolvi convidá-la para mais uma minientrevista. Espero que gostem, eu amei as respostas. Arigatô!

Porta-retrato, mandala estrela (modular) by Tereza Yamashita

O que levou você a se dedicar aos livros infantojuvenis?

SB: Os livros sempre estiveram presentes na minha vida, desde a infância. Costumo dizer que o livro era meu brinquedo preferido, uma caixa-surpresa que me fazia sonhar! Minha mãe adotiva, mesmo sem ter frequentado uma escola por muito tempo (trabalhou a vida toda como empregada doméstica), me levava com frequência à biblioteca municipal de Santa Bárbara d´Oeste, onde começou esse meu contato mágico com a literatura infantojuvenil. Pouco a pouco, fui sentindo vontade de fazer o mesmo que tantos autores fizeram por mim: caixas-surpresa para que outras crianças pudessem sonhar!

Em sua infância, quais os autores de que você mais gostava e quais os que mais a influenciaram?

SB: Eu me lembro de que sabia de cor alguns contos de Andersen e dos irmãos Grimm, e adorava contá-los. Também sabia de cor (sempre declamava nas festinhas do colégio) alguns poemas do Manuel Bandeira, Mario Quintana e Vinícius de Moraes. Nasceu aí minha paixão pela poesia! Mais tarde, me encantei com os personagens de Monteiro Lobato, principalmente com a Emília. Clarice Lispector também me marcou muito, já na infância. Depois que li A mulher que matou os peixes, Clarice me acompanhou para sempre.

Qual a sua opinião, como escritora, sobre a literatura infantojuvenil contemporânea.

SB: Há uma grande diversidade no mercado da literatura infantojuvenil e uma enorme quantidade de títulos e autores, pois nunca se publicou tanto. Justamente por isso fica difícil fazer uma avaliação generalizada da qualidade oferecida. Mas, sem dúvida, a criança e o adolescente de hoje têm mais oportunidades de contato com o livro do que tinham anos atrás e isso é muito importante.

Você acha que há preconceito contra a literatura infantojuvenil, que as pessoas acham a literatura adulta superior?

SB: Infelizmente existe preconceito, sim. A literatura infantojuvenil ainda é vista por muitos como uma literatura “mais fácil”, de menor importância, sem complexidade. Frequentemente também é vista apenas como leitura exigida pela escola, quase sempre cobrada depois numa prova, numa redação. A enorme quantidade de livros publicados, nem sempre de boa qualidade, contribui para agravar essa situação – embora haja verdadeiras obras-primas infantojuvenis! Eu acredito que a boa literatura não determina ou limita a idade do leitor. Claro que uma criança não consegue compreender um livro destinado ao adulto, mas os livros infantojuvenis podem ser lidos, com prazer, pelo leitor adulto. E muitos deles, de tão bons, deveriam ter vida mais longa e maior divulgação.

O que diferencia a criança que lê da que não lê?

SB: Antes mesmo de saber ler, a criança deveria ter a oportunidade de ouvir histórias contadas por um adulto. É um momento de afeto, de atenção, que fortalece laços afetivos e aumenta a auto-estima da criança. E é também a oportunidade de exercitar e ampliar a fantasia, a criatividade. O livro deve ser apresentado à criança como um instrumento de alegria, emoção, prazer. Só assim ela se tornará leitora. E aí, naturalmente, terá maior familiaridade com a linguagem e maior domínio da língua, seja na comunicação oral ou na escrita. Sem contar que a leitura proporciona ao leitor a oportunidade de viver outras vidas, passar por inúmeras e diferentes situações. Tudo isso enriquece a vida interior de quem lê e amplia suas reflexões sobre o mundo.

Sônia Barros nasceu em 24 de agosto de 1968. Mora em Santa Bárbara d´Oeste, interior de São Paulo. Casada com Diógenes e mãe do Bruno. Professora de Língua Portuguesa, lecionou por mais de dez anos para crianças e adolescentes. Fez teatro, dança e canto. Tem treze livros publicados e dois no prelo.

Mantém o blog: WWW.escritorasoniabarros.blogspot.com

A Sônia participou da Feira do Livro do Colégio Pilares, onde o Bruno, seu lindo filhote, estuda. Aqui está a foto dele (o segundo da direita para esquerda) com os amiguinhos. Ele não é fofo?

Ah, observe o lado direito da foto: a minientrevista foi impressa e fez parte da Feira. Arigatô!

12 pensamentos sobre “Nova minientrevista

  1. Sônia, parabéns. Espero que seu belíssimo trabalho continue sendo reconhecido! Como sempre, sua história de vida me comove. Um grande beijo.

  2. É sempre um grande prazer ler sobre a Sônia, alguém que vai tão além da literatura, que, em suas linhas/entrelinhas, é sempre um convite para uma grande viagem.

  3. Parabéns Tereza!
    A entrevista com Sonia Barros foi mais do que uma entrevista, foi ouví-la por dentro
    de sua excência. A Sonia sempre foi e será uma autora que abraça ao leitor, narrando
    do fundo de sua alma, o amor mais sublime, que encanta seus leitores.

    Obrigado,
    Emanuel Moura Brandão.
    cel.11 96147922

  4. Sônia:
    Quem leu seus livros, certamente teve a vida interior enriquecida …
    Gostei muito das suas respostas, principalmente a da última pergunta.
    Beijos.

  5. A SÔNIA É UM EXEMPLO DE PESSOA QUE ME ENCANTA COM SUA SIMPLICIDADE E CAPACIDADE…DONA DE UM TALENTO NATO (QUEM CONHECE SEU TRABALHO SABE DISSO) CONTRIBUI IMENSAMENTE PARA A BOA FORMAÇÃO DE LEITORES DESDE A MAIS TENRA IDADE QUANTO DOS ADOLESCENTES! MEUS PARABÉNS SÔNIA BARROS E UM ABRAÇO AO PESSOAL DESTE BLOG QUE SOUBE A QUEM HOMENAGEAR!!!

  6. Parabéns, Sônia!
    Ao lerem seus livros os rostinhos dos meus alunos refletem o carinho que você coloca nas palavras neles escritas…
    Obrigada por, desta maneira, se fazer presente em minha vida!
    Continue sua jornada. A missão é sublime!
    Beijos,

  7. Sônia, é um privilégio podermos contar com a sua presença como mãe do Bruno, nosso aluno, e como autora em nosso colégio. Sua participação em nossos projetos incentiva ainda mais o prazer da leitura em nossos alunos.
    Um grande abraço.
    Equipe do Colégio Pilares

  8. Puxa, quanto carinho!
    Obrigada a todos vocês, amigos tão queridos, pela generosidade nos comentários.
    E, mais uma vez, obrigada a Tereza por me acolher neste espaço tão especial.
    Um grande abraço!

  9. Oi Sonia! Que bom revê-la!
    Amei sua entrevista neste blog da Tereza, que por sinal merece meus mais sinceros parabéns pelo design e arte apresentados. O livro deve ser realmente um “instrumento de alegria, emoção, prazer.” como você afirmou muito apropriadamente , e isto e´comprovadamente a observação que podemos fazer quando nos detemos na leitura dos livros que você escreve dedicados ao público infanto-juvenil . Com certeza, suas produções reunem a beleza da palavra e a beleza das imagens, ensejando a reflexão dos jovens leitores propiciando-lhes um raciocínio crítico , que com certeza os auxiliarão no conceito de uma sociedade mais justa, e no encontro dos meios para conseguirem os seus objetivos.. Um grande abraço da amiga da Internet que a admira muito. IDA MONTEZ

Deixe um comentário

